Revista Concreto & Construções - edição 80 - page 21

CONCRETO & Construções | 21
caso da construção civil, o produto,
em geral, não é produzido no mesmo
local da implantação da obra, a
quantidade de unidades iguais é restrita
e nem sempre são todas iguais. O
distanciamento da fábrica ao local da
implantação é um fator restritivo que
conduz à solução da pré-fabricação em
canteiro. Esta é uma solução que pode
gerar muitos problemas, sobretudo
se o grau de pré-fabricação da obra é
alto. A razão dos problemas está no
fato de que as construtoras, quando
fazem a pré-fabricação no canteiro,
com frequência, devido a condições
circunstanciais, utilizam equipes que
não estão preparadas para esse tipo
de execução, que requer outro nível de
cuidado de planejamento e de precisão.
A restrição na forma arquitetônica
pode ser também um obstáculo
para a industrialização, embora
existam obras arquitetonicamente
arrojadas pré-fabricadas, e o exemplo
internacional premiado mais recente é
o do Hotel Bella Sky em Copenhague,
na Dinamarca.
Na medida em que a industrialização
conseguir flexibilidade, removendo
esses fatores restritivos, dando
portabilidade à fábrica para o local da
obra, por exemplo, sem dúvida ela
ganhará mais mercado, por razões
óbvias: a qualidade do produto tende
a ser melhor, assim como também
a produtividade. O desenvolvimento
da execução pré-fabricada da obra
em paralelo com as fundações
viabiliza cronogramas mais curtos
e custos menores. A portabilidade
aqui mencionada não se restringe a
equipamentos apenas, mas, sobretudo,
à cultura e às equipes treinadas. A
pré-fabricação no canteiro normalmente
utilizada, e com os problemas
acima descritos, poderia ter outra
configuração se a fábrica portátil, no
local, conseguir competitividade.
IBRACON
– C
omo
você
o
emprego
do
concreto
projetado
como
revestimento
primário
e
como
revestimento
definitivo
em
túneis
rodoviários
e metroviários
?
L
uciano
A
fonso
B
orges
– Entendo
que o concreto projetado, desde
que bem controlado e bem aplicado,
pode ser utilizado como revestimento
primário e também definitivo; apenas
deverá ser analisada a questão da
forma e do acabamento do túnel.
A ausência da fôrma que garanta a
conformação geométrica exige que a
aplicação seja muito bem-feita.
IBRACON
– E
quanto
à
protensão
de
pontes
e
viadutos
? E
la
é
bem
empregada
no
B
rasil
? C
omo
a
tecnologia
se
desenvolveu
desde
sua
implantação
no
país
na
década
de
1970?
Ponte Laguna sobre o Rio Pinheiros
NA MEDIDA EM QUE A INDUSTRIALIZAÇÃO CONSEGUIR
FLEXIBILIDADE, DANDO PORTABILIDADE À FÁBRICA PARA O
LOCAL DA OBRA, ELA GANHARÁ MAIS MERCADO, POR RAZÕES
ÓBVIAS: MELHORA NA QUALIDADE E NA PRODUTIVIDADE
CRÉDITO: CONSÓRCIO PANAMBY
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