CONCRETO & Construções  |  19
        
        
          A
        
        
          ntonio
        
        
          C
        
        
          armona
        
        
          F
        
        
          ilho
        
        
          – Realmente
        
        
          temos tido a oportunidade de atuar
        
        
          com grande ênfase em portos, o que
        
        
          culminou por nos promover uma larga
        
        
          experiência na área, principalmente no
        
        
          que tange à recuperação de estacas
        
        
          cravadas em leito marinho, utilizadas
        
        
          geralmente como suporte para os
        
        
          píeres de movimentação de cargas e
        
        
          atracação de navios.
        
        
          Os principais desafios que
        
        
          enfrentamos ao iniciar as atividades
        
        
          nessa área foram:
        
        
          u
        
        
          Inspecionar a parte da estrutura
        
        
          com variação da maré, em geral
        
        
          utilizando barcos de pequeno porte
        
        
          movidos a remo e, em espaço
        
        
          confinado, usando uma plataforma,
        
        
          muitas vezes com parte do corpo
        
        
          submerso na água do cais;
        
        
          u
        
        
          Utilização de equipamentos de
        
        
          nossa propriedade para ensaios
        
        
          
            “in loco”
          
        
        
          (equipamentos
        
        
          sofisticados e de alto custo),
        
        
          sujeitando-os a danos por conta da
        
        
          proximidade da água marinha;
        
        
          u
        
        
          Dificuldade de encontrar no
        
        
          mercado equipamentos de apoio
        
        
          à inspeção e execução de obras,
        
        
          passíveis de operação com ar
        
        
          comprimido, ou hidráulicos,
        
        
          uma vez que não são permitidos
        
        
          (por motivos de segurança)
        
        
          equipamentos movidos à
        
        
          eletricidade em obras marinhas;
        
        
          u
        
        
          Dificuldade para encontrar o
        
        
          equipamento e também de utilizar
        
        
          o hidrojato para limpeza das
        
        
          estacas, com pressões suficientes
        
        
          para esse trabalho, uma vez que
        
        
          a utilização de materiais abrasivos
        
        
          é proibida, pois existe o risco de
        
        
          contaminação do leito marinho;
        
        
          u
        
        
          Na parte submersa, existe
        
        
          uma lacuna muito significativa
        
        
          relacionada à enorme dificuldade
        
        
          de encontrar mergulhadores bem
        
        
          treinados e com capacidade de
        
        
          analisar tecnicamente as inspeções
        
        
          submersas e, posteriormente,
        
        
          as obras de reparo - em várias
        
        
          oportunidades, principalmente no
        
        
          início de nossas atividades nesse
        
        
          segmento, foram meus próprios
        
        
          filhos, Tiago e Thomas Carmona
        
        
          (ambos habilitados em mergulho
        
        
          profissional), que “submergiram”
        
        
          para avaliar e fiscalizar o trabalho
        
        
          abaixo da superfície; atualmente há
        
        
          equipes de profissionais treinados e
        
        
          capacitados sob a nossa tutela.
        
        
          Os materiais que, em geral, são
        
        
          utilizados nesses trabalhos são:
        
        
          u
        
        
          Massas epoxídicas compatíveis
        
        
          com altas
        
        
          umidades e
        
        
          para utilização
        
        
          submersa;
        
        
          u
        
        
          Grautes e
        
        
          microconcretos
        
        
          de alta
        
        
          resistência e
        
        
          compacidade,
        
        
          com aditivos
        
        
          que permitem
        
        
          a sua utilização
        
        
          abaixo do
        
        
          nível da água,
        
        
          sem que haja prejuízo de suas
        
        
          características ou aparecimento
        
        
          de vazios;
        
        
          u
        
        
          Argamassas de alta resistência e
        
        
          compacidade;
        
        
          u
        
        
          Tintas e
        
        
          
            “primers”
          
        
        
          de base epóxi,
        
        
          compatíveis com umidade;
        
        
          u
        
        
          Ânodos de sacrifício para aumento
        
        
          da vida útil estrutural, uma vez que
        
        
          essas estruturas permanecerão
        
        
          expostas a um meio ambiente de
        
        
          altíssima agressividade.
        
        
          IBRACON
        
        
          – E
        
        
          m
        
        
          alguns
        
        
          casos
        
        
          ,
        
        
          o
        
        
          usuário
        
        
          precisa
        
        
          alterar
        
        
          o
        
        
          uso
        
        
          previsto
        
        
          no
        
        
          projeto
        
        
          original
        
        
          ,
        
        
          o
        
        
          que
        
        
          leva
        
        
          à
        
        
          necessidade
        
        
          de
        
        
          reabilitação
        
        
          da
        
        
          estrutura
        
        
          ,
        
        
          não
        
        
          propriamente
        
        
          reforço
        
        
          .
        
        
          S
        
        
          ão
        
        
          comuns
        
        
          exemplos
        
        
          desse
        
        
          tipo
        
        
          de
        
        
          trabalho
        
        
          ?
        
        
          A
        
        
          ntonio
        
        
          C
        
        
          armona
        
        
          F
        
        
          ilho
        
        
          – A mudança
        
        
          de uso previsto, em geral leva a um
        
        
          reforço estrutural, pois a mudança
        
        
          na distribuição de espaços e
        
        
          redistribuição de cargas não previstas
        
        
          Danos severos por corrosão de armaduras, incluindo
        
        
          o secionamento das barras, em pier de atracação
        
        
          HÁ DIFICULDADE DE ENCONTRAR NOMERCADO EQUIPAMENTOS DE APOIO
        
        
          À INSPEÇÃO E EXECUÇÃO DE OBRAS, PASSÍVEIS DE OPERAÇÃO COMAR
        
        
          COMPRIMIDO, OU HIDRÁULICOS, UMA VEZ QUE NÃO SÃO PERMITIDOS
        
        
          EQUIPAMENTOS MOVIDOS À ELETRICIDADE EMOBRAS MARINHAS
        
        
          “
        
        
          “