Revista Concreto & Construções - edição 92 - page 11

CONCRETO & Construções | Ed. 93 | Jan – Mar • 2019 | 11
Esforço conjunto de 30 autores franceses, coordenados pelos
professores Jean-Pierre Ollivier e Angélique Vichot, o livro
"Durabilidade do Concreto: bases científicas para a formulação de
concretos duráveis de acordo com o ambiente" condensa um vasto
conteúdo que reúne, de forma atualizada, o conhecimento e a
experiência de parte importante de membros da comunidade científica
europeia que trabalha como tema da durabilidade do concreto.
A edição brasileira da obra foi enriquecida com o trabalho de
tradução para a língua portuguesa e sua adaptação à realidade
técnica e profissional nacional.
DURABILIDADE
DO CONCRETO
à
Editores
Jean-Pierre Ollivier e Angélique Vichot
à
Editora francesa
Presses de l'École Nationale des Ponts
et Chaussées – França
à
Coordenadores da
Oswaldo Cascudo e Helena Carasek (UFG)
edição em português
à
Editora brasileira
IBRACON
Patrocínio
à
Informações
:
DADOS TÉCNICOS
ISBN: 978-85-98576-22-0
Edição:
1ª edição
Formato:
18,6 x 23,3cm
Páginas:
615
Acabamento:
Capa dura
Ano da publicação:
2014
(IBRACON), da Associação Brasilei-
ra de Engenharia e Consultoria Es-
trutural (Abece), da Poli-USP e da
seção brasileira da Associação Interna-
cional para a Manutenção e Segurança de
Pontes (IABMAS).
O objetivo do evento foi justamente
discutir as razões que têm levado à
interdição de obras de arte especiais
na cidade de São Paulo, a exemplo do
viaduto sobre a Marginal do rio Pinhei-
ros e da via de acesso à Rodovia Du-
tra, bem como propor soluções para
esse grave problema.
POR QUE O VIADUTO
SOBRE A MARGINAL
PINHEIROS CEDEU?
As causas do surgimento de um des-
nível de quase dois metros no Via-
duto sobre a Marginal Pinheiros em
novembro foram discutidas pelo dire-
tor da EGT Engenharia, Eng. Fernando
Stucchi, empresa
responsável pelos
projetos de recupe-
ração do viaduto.
O Eng. Stucchi apre-
sentou as dificulda-
des e as técnicas
usadas para se che-
gar a um diagnóstico
sobre o incidente no
viaduto.
Segundo
suas
conclusões,
foram duas causas
principais que levaram à ruína da lingueta,
peça estrutural sob o viaduto responsável
por apoiá-lo sobre os pilares por intermédio
de aparelhos deslizantes de apoio: seu des-
gaste em razão do tempo e do atrito, ge-
rando maiores forças horizontais nos apare-
lhos de apoio e maior flexo-compressão da
lingueta, podendo romper o concreto com
ou sem fadiga; e falhas de concretagem na
lingueta oposta à aparente (bicheiras).
Ele destacou para os 180 profissio-
nais presentes e para os que as-
sistiam ao evento pelo internet que
a bicheira na lingueta oposta era
um defeito oculto, que não seria
percebido numa inspeção rotineira do
viaduto, ao contrário do desgaste nos
aparelhos de apoio. “Se fosse feita uma
boa limpeza junto aos aparelhos de apoio
seria identificada uma distorção neles,
Presidente do IBRACON, Eng. Julio Timerman, intervém nos
debates, ao lado de palestrantes e moderadores do evento
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