Revista Concreto & Construções - edição 84 - page 50

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58º CBC
baseado em casos práticos. “É preciso
fazer para aprender!”, vaticinou.
A palestra de Tozzi sobre as opor-
tunidades e ameaças no ensino de en-
genharia civil foi a deixa para a leitura de
um manifesto dos estudantes no qual é
apontada a falha no ensino de engenharia
no país em oferecer oportunidades para
aplicar os conhecimentos repassados
em salas de aula – razão indicada para
a desmotivação dos alunos nos cursos.
A Carta de Belo Horizonte (leia nes-
ta edição) foi escrita pelos estudantes
dos cursos de engenharia civil, parti-
cipantes dos concursos técnicos do
IBRACON, vistos por eles como uma
atividade complementar necessária
para sua boa formação. “Com minha
participação nos concursos do IBRA-
CON, tive pessoalmente
que realizar ensaios no
laboratório, aprender por
conta própria o que não
havia aprendido nas au-
las e me habilitar a vencer
os desafios propostos
nos concursos por meio
de tentativas e erros”,
testemunhou o aluno da
Universidade Mackenzie,
Vinícius Caruso, a quem
coube a leitura do manifesto.
Este espírito empreendedor foi
a tônica da palestra do presidente
do Instituto Ermínia Sant’Ana, Ruy
Sant’Ana, com foco na formação pro-
fissional continuada. Com o advento
da internet, as fontes de conhecimen-
to diversificaram-se e estão acessíveis
a qualquer aluno que disponha de um
computador ou celular e de uma cone-
xão à web. Ruy citou:
u
Open Course Ware
, plataforma on-
-line que disponibiliza 2340 cursos
de graduação e pós-graduação do
Instituto Tecnológico de Massa-
chussets (MIT);
u
i Tunes U
, que oferece cursos das
universidades de Harvard, Stanford,
Oxford, Yale, entre outros;
u
Vídeos do
TED (Technology, Enter-
tainment and Design)
, programa de
imersão de especialistas em tecno-
logia, entretenimento e criação, com
duração de uma semana, realizado
duas vezes por ano – o programa já
reuniu mais de 1200 especialistas e
redundou em mais de 2300 pales-
tras sobre os mais diversos assun-
tos, como as de Laurent Alexandre
(nanotecnologia, ciências cogniti-
vas, informática e biotecnologia),
Ray Kurzweil (pensamento híbrido
e inteligência artificial), Sergei Brin
(inteligência artificial) e Elon Musk
(carro elétrico popular, empresa de
locação de energia solar e foguete
completamente reutilizável).
“Descubra seu talento, tenha amor
pelo que faz, trabalhe duro e aproveite
as oportunidades! Este é o segredo para
o sucesso”, aconselhou Ruy Sant’Ana.
NOVA ESTRUTURA CURRICULAR
Para formar essas e outras compe-
tências nos alunos de engenharia civil a
Escola Politécnica da Universidade de
São Paulo (Poli-USP), herdeira de uma
estrutura político-pedagógica das uni-
versidades alemãs, iniciou um trabalho
de reestruturação curricular nos anos
Prof. Ruy Sant’Ana (esq.), ladeado pelos coordenadores do Seminário, Luís Cesar De Luca e César Daher, em momento de sua
palestra sobre educação continuada
Aluno Vinícius Caruso comenta Carta de Belo
Horizonte, manifesto dos alunos para melhorar o
ensino de engenharia civil no país
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