Aprovado ad-referendum do Conselho

Introdução

A Revista Concreto & Construções é veículo de comunicação oficial do IBRACON, que contribui para o cumprimento da nobre missão do Instituto de criar, divulgar e defender o correto conhecimento sobre materiais, projeto, construção, uso e manutenção de obras de concreto.
Trata-se de periódico de caráter científico, tecnológico e informativo, destinado aos agentes dos setores produtivos da construção civil, do ensino e da pesquisa sobre o concreto.
Com periodicidade trimestral, a Revista traz em cada edição um número máximo de 15 artigos, predominantemente em Português, podendo ter artigos em Espanhol e Inglês.

Objetivos

A Revista Concreto & Construções tem como principais objetivos:

  • publicar artigos revisados por especialistas de excelência no campo dos materiais, projetos, pesquisas, estruturas, construção, inspeção e manutenção de obras de concreto, controle de qualidade, serviços e equipamentos, sustentabilidade, ensino e pesquisa em engenharia civil e arquitetura, que integram os Comitês Editorial (CE) e Científico(CC) da Revista;
  • proporcionar aos profissionais, professores, estudantes, comerciantes, industriais, construtores e pesquisadores um meio qualificado de divulgação de temas de atualidade, de história, de inovação, de esclarecimento de assuntos controversos e polêmicos, de pesquisa e de desenvolvimento sobre o concreto;
  • possibilitar e promover o intercâmbio de pesquisadores, projetistas, fabricantes e usuários de concreto;
  • agir de forma a minimizar o tempo de publicação e divulgação dos artigos e das inovações, promovendo o acesso amplo e irrestrito à informação ética e de qualidade ao meio técnico;
  • desenvolver e difundir o conhecimento em projeto, materiais, controle, produção, inspeção, diagnóstico, proteção e reabilitação de estruturas de concreto, sustentabilidade, disponibilizando os avanços tecnológicos e científicos na área, com uma visão sistêmica e integradora, promovendo a ética e a responsabilidade social e reconhecendo a Construção Civil como um dos mais importantes setores industriais da sociedade

Descrição da Revista

A Concreto & Construções publica artigos sobre cimentos, adições, aditivos, fibras, materiais cimentícios e seus derivados, como pastas, concretos e argamassas, materiais poliméricos de reforço, materiais e produtos de proteção e impermeabilização de estruturas de concreto, de proteção contra incêndio, resíduos e outros materiais correlatos usados na construção civil e nas estruturas de concreto, além de técnicas de produção e gestão de obras em concreto e sustentabilidade do setor.
A Revista também publica artigos sobre pesquisas científicas e tecnológicas e sobre temas relacionados ao projeto, execução, avaliação e reabilitação de estruturas de concreto simples, armado e protendido. Estudos e análises da microestrutura, métodos de ensaio, mecânica da fratura, aspectos da durabilidade, propriedades estruturais, sustentabilidade, modelagem de comportamento, fabricação e as aplicações do concreto, seus materiais e suas estruturas, farão parte da Revista.
Contribuições sobre desempenho “in situ”, sobre desempenho e técnicas de construção e o comportamento dos materiais quando empregados em componentes e estruturas serão igualmente aceitos e divulgados.
A Revista tem também o objetivo de promover a melhor compreensão sobre o concreto, fornecer subsídios para fóruns de debates entre investigadores, produtores e usuários dos materiais, assim como incentivar o desenvolvimento da pesquisa científica.
A Revista promove o desenvolvimento do setor de Construção Civil através da colaboração conjunta de cientistas, engenheiros, projetistas, construtores, fabricantes e usuários do concreto e materiais cimentícios.
O acesso à Revista é livre a todos os associados do IBRACON. Os não associados têm acesso limitado ao material publicado e poderão adquirir números isolados da Revista.
As fontes financeiras para produção da Revista são obtidas junto a recursos públicos de incentivo à cultura e tecnologia, recursos próprios do IBRACON e junto a anunciantes e patrocinadores.
Empresas interessadas em patrocinar a Revista e que valorizem seus objetivos nobres, em consonância com a missão do IBRACON, podem anunciar em suas edições e usufruir dos benefícios fiscais oferecidos pelo fato do IBRACON ser considerado Entidade de Utilidade Pública Estadual (SP) / Lei 2538 de 11 / 11 / 80, e Entidade de Utilidade Pública Federal / decreto 86871 de 25 / 11 / 82.

Publicidade e Promoção

O Gerenciamento intelectual e estratégico é responsabilidade do Presidente do Comitê Editorial da Revista, com apoio do Jornalista da Revista. Os aspectos operacionais devem ficar a cargo da Secretaria Administrativa e Executiva do IBRACON.

Editor da Revista

O Editor-chefe da Revista e responsável pelos conteúdos tecno-científicos é o Presidente do Comitê Editorial. A Revista CONCRETO & Construções deve ter um Jornalista credenciado, preferencialmente o Assessor de Imprensa do IBRACON, como Editor-gerente da Revista.
Ambos devem gerenciar a Revista e zelar pela excelência de cada edição da Revista. Cabe ao Diretor de Publicações propor a substituição do Jornalista responsável ou indicar um novo nome, o que será submetido à aprovação da Diretoria do IBRACON. O Jornalista responsável, em princípio e em condições de bom desempenho, deve atuar por 5 anos, renováveis por mais 5 anos. Superado o prazo de 10 anos, pode ser substituído automaticamente.

Periodicidade da revista

Em princípio, os números (edição) da Revista serão publicados trimestralmente.
A proposta aprovada e vigente da Revista Concreto & Construções é:

  • ™primeira edição do ano: janeiro ,fevereiro e março --> publicada até 1º de março;
  • segunda edição do ano: abril,maio e junho --> publicada até 1º de junho;
  • terceira edição do ano: julho, agosto e setembro --> publicada até 1º de setembro;
  • quarta edição do ano: outubro, novembro e dezembro --> publicada até 1 de dezembro

Procedimentos para submissão e revisão das contribuições

Os procedimentos para submissão, avaliação, revisão e publicação de artigos e comunicações técnicas, bem como as regras de formatação, estão detalhados no site do IBRACON (www.ibracon.org.br).
Os Artigos e as Comunicações Técnicas são revisados pelo Comitê Editorial e pelo Comitê Científico.
O Comitê Editorial e o Comitê Científico podem rejeitar artigos submetidos para publicação a partir da análise de seu conteúdo técnico e científico, respaldado em, pelo menos, dois pareceres de avaliadores desses comitês, e na conformidade do conteúdo ao escopo da Revista, ao tema da edição, à Política Editorial do IBRACON, respaldada no documento “COPE do IBRACON Structures and Materials Journal”.
As ideias emitidas pelos entrevistados ou pelos autores de artigos e comunicações serão de responsabilidade dos que subscrevem e não expressam, necessariamente, a opinião do IBRACON, a menos que seja explicitada.

Constituição da Revista

Comitê Editorial. CE

O Comitê Editorial deve compor-se de, no mínimo, 12 e, no máximo, 20 membros. Os membros do CE são indicados pelo Diretor de Publicações e aprovados pelo Diretor Presidente do IBRACON. São funções do CE:

  • definir o tema de capa e a profissional a ser entrevistado e homenageado de cada edição;
  • sugerir artigos que poderão fazer parte de cada edição (que serão encaminhados aos avaliadores para parecer sobre sua aprovação, revisão ou reprovação);
  • analisar os artigos submetidos para a edição e direcionados pelo Presidente do CE, para aprovação, revisão ou reprovação;
  • assessorar a Diretoria de Publicações e a Presidência do Instituto quanto às seções da revista, indicando conteúdo e fornecendo informações pertinentes à defesa e valorização da engenharia civil e da arquitetura brasileira e regional.

Os membros do CE devem ser de reconhecida capacidade científica e tecnológica nas áreas de atuação do IBRACON. Também devem ser originários e representantes de diversas regiões do país ou de Entidades Internacionais consagradas na área de concreto e de construção civil.
Os membros do Comitê Editorial necessariamente devem ser sócios do IBRACON e fazer parte do corpo de avaliadores dos artigos de cunho tecnológico, prático e técnico submetidos à Revista.
Cabe ao Presidente do IBRACON, ouvido o Diretor de Publicações, indicar o Presidente do Comitê Editorial (CE), que, necessariamente, deve ser escolhido entre os membros do CE.
O Presidente do CE atuará por dois anos, podendo ser reconduzido no máximo uma vez consecutivamente.
Os membros do CE deverão ser indicados a cada dois anos, tomando-se como referência os anos pares para ficar defasado da eleição do Conselho Diretor do IBRACON, podendo ser novamente indicados. As substituições devem ser promovidas pelo Diretor de Publicações e devem ser aprovadas pelo Diretor Presidente do IBRACON.
Para permanecer no CE os membros não poderão faltar a quatro reuniões de pauta consecutivas.
Também devem participar ativamente do processo de revisão de artigos submetidos à Revista. O Diretor Presidente do IBRACON e o Diretor de Publicações do IBRACON são membros natos do Comitê Editorial.

Comitê Científico. CC

O Comitê Científico deve compor-se de 10 a 25 membros. Os membros do CC são indicados pelo Diretor de Publicações, em comum acordo com o Diretor Presidente do IBRACON, e não podem fazer parte do CE. A função do CC é fazer as avaliações dos artigos científicos encaminhados pelo Presidente do CC, a ele direcionados pelo Presidente do CE, mediante análise do conjunto de artigos submetidos e sugeridos quanto àqueles de cunho acadêmico e científico. O parecer final sobre cada artigo científico deve ser balizado por pelo menos dois membros do CC, escolhidos e indicados pelo Presidente do CC. Excepcionalmente, em casos particulares, avaliador de fora do CC por ser indicado pelo Presidente do CC.
O Diretor Presidente do IBRACON, de comum acordo com o Diretor de Publicações, deve indicar o Presidente do CC, que atuará por dois anos, podendo ser reconduzido no máximo uma vez consecutivamente e deve ser escolhido entre os membros do Comitê Científico.
Os membros do CC deverão ser indicados a cada dois anos, tomando-se como referência os anos pares para ficar defasado da eleição do Conselho Diretor do IBRACON, podendo ser novamente indicados. As substituições devem ser promovidas pelo Diretor de Publicações e aprovadas pelo Diretor Presidente do IBRACON. Os membros do CC devem ser de reconhecida capacidade científica e ter o título mínimo de Doutor. Todos os membros do CC devem ser sócios do IBRACON.


Seções da Revista

Cada edição deve tratar de um tema principal abrangente, atual e relevante dentro da cadeia produtiva do concreto. A Revista pode estar assim constituída por seções, como orientação, mas cada edição é única e terá seu conteúdo decidido pelo CE:

1. Editorial (prerrogativa do Diretor Presidente do IBRACON, que pode Delegar, a seu critério, a outro Diretor do Instituto)
2. Coluna Institucional (espaço reservado a um membro da Diretoria do IBRACON, a critério do Diretor Presidente, ouvido o Presidente do CE)
3. Seção CONVERSE COM O IBRACON
4. Encontros e Notícias
5. PERSONALIDADE ENTREVISTADA
6. Entidades da Cadeia
7. Mantenedor
8. Acontece nas Regionais
9. Mercado Nacional
10. Capacitação Profissional e Ensino de Engenharia
11. Estruturas em detalhes
12. Obras emblemáticas
13. Inspeção e manutenção
14. Normalização Técnica
15. Pesquisa & Desenvolvimento
16. Industrialização da construção

Declaração de ética e código de conduta

Editor e membros do CE e do CC devem conhecer e atender ao texto sobre ética “COPE do IBRACON Structures and Materials Journal”.

 

Alterações e Omissões

As condições e prescrições deste Regulamento entram em vigor a partir da data de aprovação deste Regulamento, anulando os cargos, nomeações e prazos existentes até então.
Os casos omissos serão tratados pelo Diretor Presidente do IBRACON, que também deve assumir interinamente o cargo de Presidente do CE ou do CC, em caso de vacância, até escolha dos novos Presidentes. No caso de controvérsias insolúveis, o assunto fica a cargo da Diretoria do IBRACON.
Este Regulamento entra em vigor assim que aprovado pela Diretoria e pelo Conselho Diretor do IBRACON, podendo ser alterado a partir de uma solicitação e proposta do Diretor de Publicações do IBRACON