62CBC2020

62º CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO 2020

Premiação dos vencedores dos concursos estudantis

Os graduandos deram um show à parte, ao participarem de dois concursos realizados durante a programação.

 

Especialmente para a modalidade virtual foi criado o Concregame, concurso na forma de rodadas de perguntas e respostas, com pontuação por acerto e por tempo. Seu objetivo foi incentivar a busca por conhecimento na área de tecnologia do concreto e suas estruturas.

 

Participaram 60 estudantes divididos em 14 equipes. As rodadas ocorreram nos dias 2 e 3, em dois horários: das 8h às 9h; e das 19h às 20h, no congresso realizado em setembro, com patrocínio da Concrefuji.

 

A premiação das três equipes mais bem colocadas aconteceu no encerramento do 62º CBC 2020, com coordenação da Enga. Jéssica Andrade, diretora de atividades estudantis. Os vencedores foram as equipes da USP São Carlos (1º lugar), UFBA – Universidade Federal da Bahia (2º lugar) e UFES – Universidade Federal do Espírito Santo (3º lugar).

 

O 13º Ousadia desafiou os estudantes de engenharia e arquitetura a elaborarem o projeto básico de revitalização e ampliação de acessos do Parque dos Coqueiros em Florianópolis, com a criação de píer e áreas de lazer e convivência. Patrocinado pela GP&D e Mendes Lima, os 12 vídeos dos projetos arquitetônicos e urbanísticos foram apresentados aos congressistas, que puderam votar nas equipes que envolveram 209 alunos.

 

A Comissão Julgadora, formada por representantes de escritórios de arquitetura e engenharia, votou também nos 12 projetos inscritos e, do conjunto das pontuações, foram determinados os três projetos mais bem avaliados.

 

O anúncio das três equipes mais bem colocadas foi feito ao vivo, ao rufar de tambores, pelas coordenadoras do concurso, Enga. Patrícia Bonilha e Enga. Ludmily Ferreira aos alunos participantes do concurso. Os vencedores foram as equipes da USP São Carlos (1º lugar), da Universidade Federal da Bahia (2º lugar) e do Instituto Mauá de Tecnologia (3º lugar).

 

A medalha CONCRETO IBRACON, conferida à equipe que melhor desempenho em todos os concursos, foi para a equipe da Universidade de São Paulo de São Carlos.

 

A solenidade de encerramento do 62º CBC 2020 contou ainda com o sorteio de dois kits de práticas recomendadas recém-lançadas no evento aos inscritos e presentes na cerimônia, oferecidos pelo IDD e pelo IBRACON.

 

Houve também a apresentação de Brasília, que será a sede da próxima edição do Congresso Brasileiro do Concreto, onde será comemorado o cinquentenário de fundação do IBRACON. A cidade, patrimônio cultural da humanidade, foi apresentada pela secretária estadual de turismo, Vanessa Mendonça. “Em Brasília, o concreto ganhou curvas, além de ser aparente, compondo a maior área compacta do mundo. Por isso, Brasília é a capital brasileira do concreto e está de braços abertos para receber os congressistas em 2022”, convidou o diretor regional do Distrito Federal, Francisco Carlos Mendes de Lima.