62CBC2020

62º CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO 2020

 

A segunda onda da pandemia da Covid-19 impediu, mais uma vez, a realização presencial do 62º Congresso Brasileiro do Concreto. Ocorrido virtualmente de 01 a 04 de setembro, período agendado antes da pandemia, o 62º CBC 2020 seria também realizado em Florianópolis, de 30 de março a 02 de abril.

 

Nesta segunda realização, o 62º CBC 2020 buscou manter sua tradicional programação de eventos e atividades. As solenidades de abertura e encerramento foram abertas ao público no canal do IBRACON no You Tube, contando com picos de 2566 e 626 visualizações, respectivamente. O II Seminário de Infraestrutura e o lançamento editorial das Práticas Recomendadas sobre ensaios de durabilidade das estruturas de concreto puderam também ser assistidos gratuitamente e contaram com 2060 e 742 visualizações.

 

As demais atividades – três palestras magnas, cinco seminários, 16 sessões científicas, três painéis técnicos, três cursos de atualização profissional, uma sessão corujão e duas reuniões – foram fechadas para os 911 congressistas inscritos no evento.

 

Os patrocinadores – Cimento Apodi, GCP, Votorantim Cimentos, Intercement e Holcim – e os expositores – ADCO, Atex Brasil, BR Seal, Corr Brasil, Elkem, MC, Oficina de Textos, Penetron, Proceq e TQS Informática – contaram com estandes virtuais na FEIBRACON - Feira Brasileira das Construções em Concreto, onde puderam fazer uma breve apresentação de seus negócios, disponibilizar manuais técnicos, vídeos institucionais e contatos, além de poderem agendar reuniões on-line com clientes consolidados e potenciais.

 

“Desde setembro, a diretoria do IBRACON estava empenhada em realizar o 62º CBC 2020 presencialmente. Em janeiro, devido à situação, decidimos transformá-lo em híbrido. Por fim, nos últimos dias, com a intensificação da pandemia, resolvemos fazê-lo totalmente virtual, com a finalidade de atender aos congressistas, patrocinadores e expositores, que acreditaram na missão do IBRACON, mesmo nesses tempos de dificuldades”, esclareceu o diretor de eventos, Eng. Rafael Timerman, com relação à mudança de formato do 62º CBC 2020, na solenidade de abertura.

Solenidade de abertura

 

Por sua vez, o diretor regional do IBRACON, Prof. Joelcio Luiz Stocco, expressou o desejo dos integrantes das comissões nacional e regional de fazer do 62º CBC presencial uma realidade, com todas as atividades consagradas pelas edições passadas do evento. “Queríamos um congresso dentro dos moldes consagrados do IBRACON, porém frente às adversidades que enfrentamos nesse momento surgiram situações que alteraram as condições provocando uma mudança de planejamento!”, justificou. A despeito disso, o 62º CBC 2020 manteve sua excelência, na avaliação de Stocco, pois sua programação deve “contribuir para o crescimento e divulgação do conhecimento sobre o concreto, promover a prática da boa técnica, o aprimoramento profissional e a confiança nas estruturas de concreto”. Prestigiaram a cerimônia de abertura, a presidente da ABCIC, Enga. Íria Doniak, o presidente da ABCP/SNIC, Eng. Paulo Camillo, o diretor da ABECE, Luiz Aurélio Fortes, o presidente da ABESC, Eng. Jairo Abud, o presidente da ABNT, Eng. Mario Willian Esper, o presidente da Alconpat Brasil, Eng. César Daher, e a presidente da ABRATEC, Enga. Paula Baillot. “Mais uma vez, desta vez de forma virtual, acontece este grande encontro técnico-científico que debate e promove os sistemas construtivos à base de cimento e concreto. A participação de nossas associadas no evento demostra sua importância para nosso setor”, pronunciou-se Paulo Camillo na abertura. Durante a cerimônia, foram postumamente homenageados os profissionais Augusto Carlos de Vasconcelos, Egydio Hervé Neto, Shunji Takashima, Eduardo Barros Millen, Shido Ogura e Ruy Baillot, recém-falecidos, por suas contribuições para a engenharia de concreto no Brasil. Sob condução do mestre de cerimônias, Eng. Vinícius Caruso, foram exibidos vídeos gravados de entrega dos prêmios de Destaques em Engenharia e do título de sócio-honorário do IBRACON, dos diretores e conselheiros do Instituto aos premiados, que foram revelados na primeira edição. A entrega do Prêmio de Teses e Dissertações ocorreu ao vivo, sob coordenação do diretor de Pesquisas e Desenvolvimento do IBRACON, Prof. Bernardo Tutikian. O prêmio na área de estruturas foi entregue pelo diretor de publicações, Prof. Bernardo Tutikian, e o prêmio na área de materiais foi entregue pelo segundo vice-presidente, Prof. Enio Pazini, aos respectivos premiados, que fizeram seus agradecimentos.

 

Palestra de abertura

 

Na sua palestra de abertura do 62º CBC 2020, o presidente do IBRACON, Prof. Paulo Helene, destacou a importância do investimento em Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento do país. Ele destacou que a primeira vez que uma estrutura de concreto superou uma estrutura metálica aconteceu em 1998, quando a edifício Petronas Tower, com 452 m, em Kuala Lumpur, capital da Malásia, foi finalizada. “Até então, na história das construções, as estruturas metálicas eram as mais altas, mas a estrutura de concreto de alto desempenho de 80 MPa do Petronas conseguiu superar essas construções metálicas e não foi por acaso”, observou Paulo Helene. Segundo ele, a base científica que possibilitou a concretização do projeto do Petronas Tower veio de entidades científicas, como a Center for Advanced Cement based Materials (ABCM), dirigido por Surendra Shah e apoiado pela a National Science Fundation (NSF). “Este centro de pesquisa, que reuniu cinco universidades e institutos de pesquisa norte-americanos, desenvolveu muitos projetos na área de concretos especiais, uso de resíduos, predição do ciclo de vida, ou seja, criaram a base para fazer o edifício em Kuala Lumpur, que é um projeto de empresas norte-americanos”, argumentou Helene. “No Canadá, com a liderança do pesquisador Pierre-Claude Aitcim, o National Research Council (NRC) e o Network of Centres of Excellence (NCE) revolucionaram a tecnologia do concreto, criando concreto de alta resistência”, complementou.

 

Palestras magnas

 

Cada dia do 62º CBC 2020 foi iniciado pelas palestras magnas dos professores convidados por seu notório saber em sua área de especialização. O Prof. Leandro Sanchez, da Universidade de Ottawa, no Canadá, apresentou uma avaliação multinível de um viaduto afetado por reações expansivas na cidade canadense de Quebec, com mais de 50 anos de serviços. O Prof. Tarcísio Barreto Celestino, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, trouxe o estado da arte do conhecimento científico quanto ao dimensionamento de revestimentos de túneis com concreto projetado. Já, Prof. David Oliveira, da Universidade de Sidney, na Austrália, e engenheiro-chefe da Jacobs Engineering Group, abordou as práticas e os desafios para o controle tecnológico do concreto projetado com fibras para revestimento de túneis.

 

Sessões científicas

 

Nas 16 sessões científicas, foram apresentados 112 artigos técnico-científicos de um total de 309 artigos aprovados pelos 144 revisores da Comissão Científica do 62º CBC 2020, coordenados pelo diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Prof. Bernardo Tutikian. Esses artigos foram publicados no segundo volume dos anais do evento, disponibilizados aos congressistas no site www.ibracon.org.br. Dos 918 artigos submetidos para as duas edições virtuais do evento, 614 artigos foram aprovados e publicados nos dois volumes dos anais, sendo que 50 artigos mais bem pontuados foram selecionados para compor uma publicação especial, na qual se atribuiu DOI (Digital Object Identifier) para cada um desses artigos. Nas duas edições do 62º CBC 2020 se inscreveram 385 artigos para a terceira edição do concurso ‘Artigo do Ano’, envolvendo 1350 pesquisadores de todas as regiões do Brasil. Devido à pandemia, houve mudanças no regulamento do concurso, eliminando algumas de suas etapas, de modo a se manter a premiação, em reconhecimento e respeito à continuidade da produção acadêmica de pesquisadores brasileiros. Dos artigos inscritos, foram escolhidos dois por macrorregião brasileira por uma comissão especialmente formada para este propósito. Os dez artigos finalistas foram apresentados dos congressistas na solenidade de encerramento do 62º CBC 2020. Cada um deles recebeu um certificado e uma placa de menção honrosa.