CONFERENCISTAS

Leandro Sanchez

  • Assista a palestra clicando aqui
  • Pós-doutor pela Universidade McGill (Montreal, Canadá), é especialista em tecnologia e durabilidade do concreto, especialmente em tópicos relacionados ao diagnóstico e prognóstico de estruturas de concreto afetadas por mecanismos expansivos, além do desenvolvimento e uso de materiais ecoeficientes para fins estruturais. Co-autor de mais de 70 publicações científicas relacionadas a estes temas, desenvolveu técnicas inovadoras de dosagem para aumentar o desempenho de materiais ecoeficientes no estado fresco e endurecido, assim como protocolos de ensaio microscópicos e mecânicos, modelos descritivos, analíticos e numéricos para avaliar a expansão e deterioração causada por mecanismos expansivos em concreto. Participante ativo de vários comitês nacionais e internacionais relacionados à tecnologia e durabilidade do concreto e revisor de vários periódicos internacionais de alto impacto. Em 2019, recebeu o prestigioso prêmio NFRF Exploration, para desenvolver pesquisas de alto risco/ alto impacto, utilizando inteligência artificial no diagnóstico de estruturas de concreto afetadas por mecanismos expansivos.

    Tarcísio Barreto Celestino

  • Assista a palestra clicando aqui

    Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1972), obteve mestrado (1978) e doutorado (1981) em Engenharia Civil pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Atualmente é Professor Doutor no Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, e Gerente de Engenharia Civil da Themag Engenharia, São Paulo. Foi Presidente da ITA - International Tunnelling and Underground Space Association de 2016 a 2019. Foi Vice-Presidente da ISRM – International Society for Rock Mechanics, Presidente da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia, e do Comitê Brasileiro de Túneis da ABMS. Recebeu os prêmios Manuel Rocha (2012) e Terzaghi (2020) da ABMS. Foi Editor Associado do periódico Tunnelling and Underground Space Technology (2010-2015) e membro das juntas editoriais de vários outros periódicos. Foi professor convidado, entre outros, dos programas de pós-graduação em Obras Subterrâneas do IHE Delft – International Institute for Infrastructural, Hydraulic and Environmental Engineering (Holanda), e da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suíça). Tem experiência de pesquisas nas áreas de estruturas de suporte de túneis, modelagem numérica, fraturamento de rochas e emissão acústica. Tem trabalhado nos projetos de várias usinas hidrelétricas, linhas de metrô e outras obras de infraestrutura. Tem atuado como consultor de vários projetos, destacando-se atualmente o Projeto Cigéo de estocagem subterrânea de rejeito nucleares, da Andra – Agência Francesa para a Gestão de Rejeitos Radioativos.

  • David Oliveira

    Engenheiro profissional certificado e membro da Engineers Australia (FIAust), com mais de 19 anos de experiência em engenharia geotécnica e civil e competência técnica altamente reconhecida. Pesquisador adjunto da Universidade de Wollongong, professor da Universidade de Sydney e revisor de revistas internacionais, como o Canadian Geotechnical Journal, Computers and Geotechnics, International Journal of Rock Mechanics and Mining Science, Rock Mechanics and Rock Engineering e Proceedings of the Institution of Civil Engineers (UK)-Civil Engineering. Fornece conhecimentos técnicos e consultoria em questões de geomecânica do espaço subterrâneo, comportamento do solo, mecânica das rochas e modelagem numérica.

    David tem sido homenageado com alguns prêmios técnicos, como o Australian Geomechanics Award de 2016, em 2012 recebeu o distinto Coffey Medal Award por Excelência Técnica em Consultoria, um prêmio global da Coffey. Em 2009, ele também recebeu o Prêmio David Sugden da Australasian Tunneling Society para jovens engenheiros de projetos de túneis. Esteve envolvido em uma ampla gama de projetos, variando de projetos complexos a céu aberto e minas subterrâneas profundas e altamente carregadas a grandes projetos civis de infraestrutura em cidades densamente povoadas (túneis, rodovias, obras de arte, etc.). Um privilégio o Brasil receber este Profissional tão competente e reconhecido mundialmente.