55 (11) 3735-0202

Menu
  • Bem vindo ao 56° CBC
    07 a 10/10/2014 - Natal - RN

Concursos

Regulamentos

 

APO 2014
21o. Concurso - Aparato de Proteção ao Ovo
regulamento

 

CONCREBOL 2014
11o. Concurso
regulamento

 

COCAR 2014
1o. Concurso - Concreto Colorido de Alta Resistência
regulamento

 

 

Dúvidas mais Frequentes

 

APO 2014 - Aparato de Proteção ao Ovo
P: Quantos pórticos e quantas equipes são permitidas por Universidade?
R: Segundo o item 2.4 do Regulamento, é permitida a inscrição de até 2 (dois) pórticos por instituição de ensino. Portanto, se forem formadas duas equipes de uma mesma instituição, cada equipe poderá participar somente com 1 (um) pórtico.
 
P: É permitido o uso de cavaletes?
R: Segundo o item 5.2.2 do Regulamento, as únicas configurações de armaduras transversais permitidas são os dois estribos ilustrados na Figura 1.
 
P: O que são as ondulações descritas no item 5.2.1 do Regulamento?
R: As ondulações não permitidas são aquelas empregadas nos fios para a fabricação de alguns tipos de telas, conforme se observa na figura abaixo:

 

 
P: É permitida a utilização de cordas de violão como armadura no APO?
R: É vedada a utilização de cordas de violão, que terá seu emprego interpretado como cordoalhas, que não são permitidas segundo o item 5.2.1 do Regulamento.
 
P: É permitida a inclinação das barras longitudinais, conforme a figura abaixo?
R: Este tipo de configuração caracteriza como um ramo de estribo adicional (gancho), que não é permitido segundo o item 5.2.2 do Regulamento.
 
P: É permitida a utilização da configuração de armadura longitudinal abaixo?
R: Segundo a definição do item 17.4.1.1.3 da ABNT NBR 6118:2014, "A armadura transversal (Asw) pode ser constituída por estribos (fechados na região de apoio das diagonais, envolvendo a armadura longitudinal) ou pela composição de estribos e barras dobradas; entretanto, quando forem utilizadas barras dobradas, estas não podem suportar mais do que 60% do esforço total resistido pela armadura." Conforme o item 5.2.2 do Regulamento, a montagem da armadura transversal está restrita a 12 estribos, não sendo permitida então a utilização de barras dobradas.
 
P: A configuração de armadura abaixo é permitida?
R: Neste caso, a configuração da longitudinal não está acompanhando o formato do pilar, portanto não é permitida.
 
P:  É permitida a utilização de fios de liga de titânio grau 5 na armadura longitudinal?
R: Segundo o item 5.1.5 do Regulamento, na montagem da armadura longitudinal devem ser utilizados fios ou barras de aço, sendo vedada então a utilização de qualquer outro tipo de material para este fim.
 
P:  É permitida a utilização de cola quente ou silicone para unir os estribos aos fios longitudinais?
R:  Segundo o item 5.1.1 do Regulamento, não é permitida a utilização de qualquer tipo de cola.
 
P:   É permitida a utilização de fio de pesca na amarração dos estribos?
R:  De acordo com o item 5.2.1 do Regulamento, na montagem das armaduras devem ser utilizados arames, sendo vedada a utilização de fio de pesca.
 
P:   As configurações de armadura abaixo são permitidas?
R:  As configurações são consideradas como cavalete, sendo vedada sua utilização
 
P:  As equipes desclassificadas no ano de 2013, devido ao pórtico não encaixar na base, poderão participar dos concursos deste ano?
R:  Sim, pois a Comissão entendeu que essas equipes não tiveram intenção de bular o Regulamento, mas apenas não interpretaram corretamente as instruções para este Concurso.

CONCREBOL 2014
P: É necessário anexar o memorial descritivo no Relatório Técnico?
R: Segundo o Anexo 2 do Regulamento, é necessário informar, de forma resumida, como foram elaborados o concreto e a fôrma (anexar fotos/projeto)
 
P: Quais as dimensões e o formato do suporte onde as bolas de concreto ficarão ao serem comprimidas?
R: As bolas de concreto serão posicionadas entre os pratos da máquina de ensaios à compressão (prensa). O prato superior do equipamento utilizado é plano e dimensionado para ensaiar um corpo de prova cilíndrico de 10 cm x 20 cm (diâmetro da base x altura). Sobre o prato inferior original da prensa será introduzido o dispositivo mostrado na figura a seguir (dimensões em milímetros), que servirá de berço para a bola de concreto em sua superfície de formato côncavo.
Confira imagem com dimensões
 
P: É permitida a utilização de pó de serra como agregado leve?
R: Segundo o item 5.1.2 do Regulamento, é permitida a utilização de pérolas de isopor e dos agregados prescritos na ABNT NBR 7211 e na ABNT NBR 7213. É vedada a utilização de qualquer outro tipo de agregado.
 
P: É permitida a utilização de cimentos importados?
R: Os cimentos permitidos para uso pelas equipes brasileiras no CONCREBOL e APO são apenas os atualmente produzidos e comercializados no Brasil, em conformidade com as Normas citadas no item 5.1.1 do Regulamento, sendo necessário, inclusive, o envio de sua ficha técnica anexada ao Relatório Técnico.

 

COCAR 2014
P: É permitido retificar as faces do cubo que não serão ensaiadas?
R: Segundo o item 5.2.6 do Regulamento, somente as faces que estarão em contato com os pratos da prensa não poderão receber preparação/acabamento, ou seja, as faces ortogonais ao lançamento do concreto, sendo esses procedimentos permitidos para as demais faces.
 
P: É permitida a utilização de concreto nas cores branca e preta?
R: Entende-se que concreto colorido é aquele obtido através da adição de pigmentos, o que exclui a possibilidade de se utilizar concreto branco. Quanto à coloração preta, por ser uma cor absoluta (sem variações na escala Pantone), não possibilita a comparação entre tonalidades, excluindo também a sua utilização.
 
P: Minha equipe participará dos concursos este ano, porém não poderei viajar para o congresso. Ainda assim receberei meu certificado de participação?
R: Todos os alunos que tiverem seus nomes na Ficha de Inscrição terão seu certificado emitido, porém é de responsabilidade da equipe presente no congresso retirá-lo junto à comissão.
 
P: Qual será o critério de desempate se corpo de prova do COCAR atingir a carga máxima da prensa?
R: Segundo o item 7.2 do Regulamento, o critério de desempate a ser considerado será a massa do corpo de prova.