55 (11) 3735-0202

Menu
  • Bem vindo ao 56° CBC
    07 a 10/10/2014 - Natal - RN

Artigos

 

FORMATO DE APRESENTAÇÃO

 

INFORMAÇÕES PARA APRESENTAÇÕES EM SESSÃO POSTERES

 

Os pôsteres deverão ter dimensões mínimas de um padrão A2 e máxima de 0,90 x 1,00m cada um (o espaço disponibilizado é de no máximo 02 pôsteres), que deverão apresentar no verso ou fita dupla face ou barbante, não podendo ser exposto de outra forma, pois não serão apresentados.
O Pôster deverá ser obrigatoriamente apresentado por um dos autores, que deverá ficar ao lado do mesmo durante o tempo destinado à sua exposição.
Pôsteres enviados para o evento sem a presença dos autores não serão expostos.
Abaixo seguem instruções e sugestões aos autores para melhor ilustrar a sua apresentação na sessão  “pôster”. 
 
1) COMO EXPOR OS POSTERES:
O espaço para dispor os pôsteres é de duas vezes um metro por um metro. A arrumação será em forma de “Y” e cada “Y” terá três expositores. 

2) MONTAGEM DOS POSTERES:
 Visando contribuir para que a apresentação do seu trabalho seja bastante ilustrativa estamos sugerindo as seguintes diretrizes:
·      Os pôsteres devem ser preparados de modo a serem facilmente entendidos;
·      O conteúdo de cada pôster deverá ser dividido em seções, incluindo: resumo, introdução, objetivo, resultados e conclusões;
·      Devem conter o essencial do artigo;
·      Cada figura, tabela, etc, deve ter um pequeno título;
·      As dimensões dos pôsteres a serem apresentados será de no mínimo o padrão A2 e no máximo de 0,97 x1,00 m, sendo que será possível a colocação de até 02 (dois) pôsteres para o mesmo artigo publicado nos Anais.;
·      As dimensões das letras e figuras devem ser de tamanho tal que permitam a leitura de uma distância mínima de 1,50 m;
·      É recomendável que as letras tenham, no mínimo 14 pontos de altura e estejam em negrito;
·      Recomenda-se o uso de cores, símbolos e esquemas, sempre que possível, para facilitar a compreensão;
·      Não tente preencher o painel com muitas informações pois isto prejudicará o entendimento do seu conteúdo;
·      Sugere-se o uso de letras com 30 pontos de altura para o título do trabalho e 20 pontos para os nomes, endereços, telefones dos autores e para os sub-títulos principais.
·      Os mesmos cuidados que, normalmente, são necessários para apresentações orais com uso de Power point são requeridos para preparação das figuras da sessão pôster: simplificar ao máximo, evitar colocar muitas informações numa mesma figura, buscar colocar letras com dimensões tais que possam ser vistas à distância, usar contrastes de cores, etc;
·      Uma sugestão útil é a de se colocar, num pôster, frases curtas precedidas por símbolos ( traços, bolinhas, etc).

Será realizado um concurso para eleger o melhor pôster por sessão/dia apresentado. Os ganhadores receberão um certificado de melhor pôster por sessão/dia.