Revista Concreto & Construções - edição 80 - page 94

94 | CONCRETO & Construções
As cargas adotadas para as duas
situações foram fornecidas pela VALE
(Tabela 2). A locomotiva DASH9 possui
6 eixos e o vagão GDT possui 4 eixos.
A consideração do efeito dinâmico
das cargas móveis foi feita majorando-
-se as cargas pelo coeficiente de im-
pacto. O coeficiente de impacto au-
menta com o acréscimo da relação
carga móvel/peso da estrutura, mas,
por outro lado, diminui com o decrés-
cimo da velocidade do tráfego.
No entanto, para a avaliação da re-
lação entre a solicitação da carga móvel
e a solicitação da carga total (perma-
nente + móvel), o efeito do coeficiente
de impacto foi considerado, conforme
indica a ABNT NBR 7187 (2003).
2. METODOLOGIA UTILIZADA
A metodologia utilizada neste tra-
balho foi baseada no método simpli-
ficado, coeficiente de fadiga kf, o qual
usa duas hipóteses para o dimensio-
namento à fadiga em pontes de con-
creto armado, as quais serão mostra-
das a seguir.
Busca-se, a partir da análise de da-
nos por contagem de ciclos, utilizando
o método
Rainflow
, uma relação entre
os danos efetivos, relativos à fadiga,
produzidos pela passagem completa
de um trem (ver figura 5), e um ciclo
padrão, obtido a partir da variação
entre os valores globais máximo e mí-
nimo produzidos pela passagem do
mesmo trem, utilizado pelo método kf,
conforme figura 6.
Verifica-se também através da análi-
se do dano, um parâmetro que corres-
ponda a 1 ciclo operacional, isto é, a
passagem do trem de ida e volta sobre
a ponte.
2.1 1ª Hipótese
A primeira hipótese afirma que a
variação de tensão (
s
D
) é linearmen-
te proporcional a variação de momento
(
M
D
), apresentando assim um
u
Tabela 1 – Peso dos elementos estruturais e de elementos da via
considerados no modelo numérico
Elemento
Peso
Seção em viga de seção duplo T¹
25,00 kN/m
3
Canaletas, argamassa, guarda-corpo, lastro,
trilhos e acessórios²
52,60 kN/m
Transversina no vão
244,00 KN
Transversina do apoio
344,00 KN
Refúgio, incluindo guarda-corpo²
69,70 KN
u
Figura 3
Desenho esquemático da Locomotiva DASH-9, unidades em mm (Fonte: VALE)
u
Figura 4
Desenho esquemático do Vagão GDT, unidades em mm (Fonte: VALE)
u
Tabela 2 – Cargas em locomotivas e vagões
Trem-tipo
Locomotiva DASH9
Vagão GDT
Operacional carregado
30 t/eixo (180 t)
32,5 t/eixo (130 t)
Descarregado
30 t/eixo (180 t)
5,25 t/eixo (21 t)
1...,84,85,86,87,88,89,90,91,92,93 95,96,97,98,99,100,101,102,103,104,...164
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