Revista Concreto & Construções - edição 80 - page 89

CONCRETO & Construções | 89
T
ransversinas
As transversinas foram dimen-
sionadas em modelo completo, de
modo a incorporar os esforços oriun-
dos das assimetrias das travessas e
pilares.
Com base nos gráficos acima po-
de-se verificar a tendência ao deslo-
camento de cada transversina. Esta
tendência de deslocamento diferen-
cial aplicada às longarinas e lajes
explica os esforços não simétricos
atuantes na superestrutura, sumari-
zados nas figuras 7 e 8.
5. CONCLUSÃO
A análise tradicional de estruturas
de concreto se baseia em elementos
de geometria simples, cujo compor-
tamento é amplamente conhecido e
o dimensionamento desenvolvido de
acordo com as teorias clássicas de
concreto.
A maior dificuldade para o dimen-
sionamento de estruturas com geo-
metria de maior complexidade está
em encontrar a melhor maneira de
representar as peças estruturais no
modelo computacional, de modo a
produzir resultados representativos
da realidade no computador.
Para as análises feitas ao cál-
culo do Viaduto da Avenida Cas-
telo Branco foi utilizado software
de elementos finitos. Em uma fase
inicial a análise do modelo isolado
de cada elemento ou peça compo-
nente da estrutura é de fundamen-
tal importância para que se obtenha
dados de entrada para o modelo
completo. O modelo isolado das
peças visa não somente fornecer
esforços coerentes com situações
existentes durante a fase de cons-
trução, mas também sensibiliza o
projetista estrutural em relação ao
u
Figura 8
Esforço transversal no trecho mais solicitado (NÉIA et al. (2013))
u
Figura 9
Vista superior e corte esquemático das longarinas e longarina isolada
(NÉIA et al. (2013))
u
Tabela 3 – Esforço fletor na longarina mais solicitada conforme tipo de carga
Tipo de carregamento
Momento fletor
S1 – Mmáx (tf.m)
Força cortante
S2 – Vmáx (tf)
Momento torsor
S12 – Tmáx (tf.m)
Peso próprio
328,374
-73,710
3,653
Transp. e armazenamento
114,501
-14,604
2,008
Multidão
138,195
-23,793
2,879
Sobrecarga
51,590
-12,685
0,071
Pavimentação
42,296
-10,395
1,731
Barreira
32,292
-13,905
2,966
Frenagem
-0,053
0,011
0,003
Vento
-0,099
-0,045
0,645
Empuxo
-9,464
-0,149
0,023
Trem tipo
89,019
-41,130
0,023
Protensão
-0,492
0,288
0,041
1...,79,80,81,82,83,84,85,86,87,88 90,91,92,93,94,95,96,97,98,99,...164
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