Introdução

A Revista Concreto & Construçõesé veículo de comunicação oficial do IBRACON, que contribui para o cumprimento da nobre missão do Instituto de criar, divulgar e defender o correto conhecimento sobre materiais, projeto, construção, uso e manutenção de obras de concreto.
Trata-se de Revista de caráter científico, tecnológico e informativo, destinada aos agentes do setor produtivo da construção civil, ao ensino e à pesquisa em concreto.
Com periodicidade trimestral, a Revista traz em cada edição um número máximo de 15 artigos, predominantemente em Português, podendo ter artigos em Espanhol e Inglês.

Objetivos

A Revista Concreto & Construções tem como principais objetivos:

  • publicar artigos revisados por especialistas de excelência no campo dos materiais, projetos, pesquisas, estruturas, construção, inspeção e manutenção de obras de concreto, controle de qualidade, serviços e equipamentos, sustentabilidade, ensino e pesquisa em engenharia civil e arquitetura, que integram os Comitês Editorial(CE) e Científico(CC) da Revista;
  • proporcionar aos profissionais, professores, estudantes, comerciantes, industriais, construtores e pesquisadores um meio qualificado de divulgação de temas de atualidade, de história, de inovação, de esclarecimento de assuntos controversos e polêmicos, de pesquisa e de desenvolvimento sobre o concreto;
  • possibilitar e promover o intercâmbio de pesquisadores, projetistas, fabricantes e usuários de concreto;
  • agir de forma a minimizar o tempo de publicação e divulgação dos artigos e das inovações, promovendo o acesso amplo e irrestrito à informação ética e de qualidade ao meio técnico;
  • desenvolver e difundir o conhecimento em projeto, materiais, controle, produção, inspeção, diagnóstico, proteção e reabilitação de estruturas de concreto, sustentabilidade, disponibilizando os avanços tecnológicos e científicos na área, com uma visão sistêmica e integradora, promovendo a ética e aresponsabilidade social e reconhecendo a Construção Civil como um dos mais importantes setores industriais da sociedade.

Descrição da Revista

A Concreto & Construções publica artigos sobre cimentos, adições, aditivos, fibras, materiais cimentícios e seus derivados, como pastas, concretos e argamassas, materiais poliméricos de reforço, materiais e produtos de proteção e impermeabilização de estruturas de concreto, de proteção contra incêndio, resíduos e outros materiais correlatos usados na construção civil e nas estruturas de concreto, além de técnicas de produção e gestão de obras em concreto e sustentabilidade do setor.
A Revista também publica artigos sobre pesquisas científicas e tecnológicas e sobre temas relacionados ao projeto, execução, avaliação e reabilitação de estruturas de concreto simples, armado e protendido.
Estudos e análises da microestrutura, métodos de ensaio, mecânica da fratura, aspectos da durabilidade, propriedades estruturais, sustentabilidade, modelagem de comportamento,
fabricação e as aplicações do concreto, seus materiais e suas estruturas, farão parte da Revista.
Contribuições sobre desempenho “in situ”, sobre desempenho e técnicas de construção e o comportamento dos materiais quando empregados em componentes e estruturas serão igualmente aceitos e divulgados.
A Revista tem também o objetivo de promover a melhor compreensão sobre o concreto, fornecer subsídios para fóruns de debates entre investigadores, produtores e usuários dos materiais, assim como incentivar o desenvolvimento da pesquisa científica.
A Revista promove o desenvolvimento do setor de Construção Civil através da colaboração conjunta de cientistas, engenheiros, projetistas, construtores, fabricantes e usuários do concreto e materiais cimentícios.
O acesso à Revista será livre a todos os associados do IBRACON. Os não associados terão acesso limitado ao material publicado e poderão adquirir números isolados da Revista.
As fontes financeiras para produção da Revista serão obtidas junto a recursos públicos de incentivo à cultura e tecnologia, recursos próprios do IBRACON e junto a anunciantes e patrocinadores.
Empresas interessadas em patrocinar a Revista e que valorizem seus objetivos nobres, em consonância com a missão do IBRACON, podem anunciar em suas edições e usufruir dos benefícios fiscais oferecidos pelo fato do IBRACON ser considerado Entidade de Utilidade Pública Estadual (SP) / Lei 2538 de 11 / 11 / 80, e Entidade de Utilidade Pública Federal / decreto 86871 de 25 / 11 / 82.

Publicidade e Promoção

O Gerenciamento intelectual e estratégico é responsabilidade do Presidente do Comitê Editorial da Revista com apoio do Jornalista da Revista. Os aspectos operacionais devem ficar a cargo da Secretaria Administrativa e Executiva do IBRACON.

Editor da Revista

O Editor-chefe da Revista e responsável pelos conteúdos tecno-científicos é o Presidente do Comitê Editorial. A Revista CONCRETO & Construções deve ter um Jornalista credenciado, preferencialmente o Assessor de Imprensa do IBRACON, como Editor formal da Revista.
Ambos devem gerenciar a Revista e zelar pela excelência de cada edição da Revista. Cabe ao Diretor de Publicações propor a substituição do Jornalista responsável ou indicar um novo nome, o que será submetido à aprovação da Diretoria do IBRACON. O Jornalista responsável, em princípio e em condições de bom desempenho, deve atuar por 5 anos, renováveis por mais 5 anos. Superado o prazo de 10 anos, pode ser substituído automaticamente.

Periodicidade da revista

Em princípio, os números (edição) da Revista serão publicados trimestralmente.
A proposta aprovada e vigente da Revista Concreto & Construções é:

  • ™primeira edição do ano: dezembro, janeiro e fevereiro --> publicada até 1 de março;
  • segunda edição do ano: março, abril e maio --> publicada até 1 de junho;
  • terceira edição do ano: junho, julho e agosto --> publicada até 1 de setembro;
  • quarta edição do ano: setembro, outubro e novembro --> publicada até 1 de dezembro

Procedimentos para submissão e revisão das contribuições

Os procedimentos para submissão e revisão de artigos e comunicações técnicas, bem como os arquivos de formatação, estarão detalhados no site do IBRACON (www.ibracon.org.br).
Os Artigos e as Comunicações Técnicas serão revisados pelo Comitê Editorial e pelo Comitê Científico, porém as ideias emitidas pelos entrevistados ou em artigos assinados serão de responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, a opinião do IBRACON, a menos que seja explicitado.
O Comitê Editorial e o Comitê Científico podem rejeitar artigos submetidos para publicação a partir da análise de seu conteúdo técnico e científico, respaldado em, pelo menos, dois pareceres de avaliadores desses comitês, e na adequabilidade do conteúdo ao escopo da Revista e ao tema da edição.

Constituição da Revista

Comitê Editorial. CE

O Comitê Editorial deve compor-se de, no mínimo, 12 e, no máximo, 20 membros. Os membros do CE são indicados pelo Diretor de Publicações e aprovados pelo Diretor Presidente do IBRACON.
O objetivo do CE é definir o tema de capa e a Personalidade a ser entrevistada e homenageada de cada edição e pré-selecionar artigos que podem fazer parte do escopo de cada edição (que serão encaminhados aos avaliadores para parecer sobre sua aprovação, revisão ou reprovação).
Cabe ao CE analisar os artigos recebidos e identificar aqueles de caráter acadêmico e científico. Estes artigos devem ser encaminhados ao Presidente do Comitê Científico para as devidas análises e revisão científica.
O CE deve ainda assessorar a Diretoria de Publicações e a Presidência do Instituto quanto às seções da revista, indicando conteúdo e fornecendo informações pertinentes à defesa e valorização da engenharia civil e da arquitetura brasileira e regional.
Os membros do CE devem ser de reconhecida capacidade científica e tecnológica nas áreas de atuação do IBRACON. Também devem ser originários e representantes de diversas regiões do país ou de Entidades Internacionais consagradas na área de concreto e de construção civil.Os membros do Comitê Editorial necessariamente devem ser sócios do IBRACON e fazer parte do corpo de avaliadores dos artigos de cunho tecnológico, prático e técnico submetidos à Revista.
Cabe ao Presidente do IBRACON, ouvido o Diretor de Publicações, indicar o Presidente do Comitê Editorial (CE), que, necessariamente, deve ser escolhido entre os membros do CE.
O Presidente do CE atuará por dois anos, podendo ser reconduzido no máximo uma vez consecutivamente.
Os membros do CE deverão ser indicados a cada dois anos, tomando-se como referência os anos pares para ficar defasado da eleição do Conselho Diretor do IBRACON, podendo ser novamente indicados. As substituições devem ser promovidas pelo Diretor de Publicações e devem ser aprovadas pelo Diretor Presidente do IBRACON.
Para permanecer no CE os membros não poderão faltar a quatro reuniões de pauta consecutivas. Também devem participar ativamente do processo de revisão de artigos submetidos à Revista.O Diretor Presidente do IBRACON e o Diretor de Publicações do IBRACON são membros natos do Comitê Editorial.

Comitê Científico. CC

O Comitê Científico deve compor-se de 10 a 20 membros. Os membros do CC são indicados pelo Diretor de Publicações, em comum acordo com o Diretor Presidente do IBRACON e não podem fazer parte do CE. O objetivo do CC é fazer as avaliações dos artigos científicos encaminhados pelo CE. O parecer deve ser balizado por pelo menos dois membros do CC, escolhidos e indicados pelo Presidente do CC. Excepcionalmente, em casos particulares, avaliador de fora do CC por ser indicado pelo Presidente do CC.
O Diretor Presidente do IBRACON, de comum acordo com o Diretor de Publicações, deve indicar o Presidente do CC, que atuará por dois anos, podendo ser reconduzido no máximo uma vez consecutivamente e deve ser escolhido entre os membros do Comitê Científico.
Os membros do CC deverão ser indicados a cada dois anos, tomando-se como referência os anos pares para ficar defasado da eleição do Conselho Diretor do IBRACON, podendo ser novamente indicados. As substituições devem ser promovidas pelo Diretor de Publicações e aprovadas pelo Diretor Presidente do IBRACON. Os membros do CC devem ser de reconhecida capacidade científica e ter o título mínimo de Doutor. Todos os membros do CC devem ser sócios do IBRACON.


Partes da Revista

Cada edição deve tratar de um tema principal abrangente, atual e relevante dentro da cadeia produtiva do concreto. A Revista pode estar assim constituída por seções, como orientação, mas cada edição é única e terá seu conteúdo decidido pelo CE:

1. Editorial (prerrogativa do Diretor Presidente do IBRACON que pode Delegar, a seu critério, a outro Diretor do Instituto)
2. Coluna Institucional (espaço reservado a um membro da Diretoria do IBRACON, a critério do Diretor Presidente, ouvido o Presidente do CE)
3. Seção CONVERSE COM O IBRACON
4. Encontros e Notícias
5. PERSONALIDADE ENTREVISTADA
6. Entidades da Cadeia
7. Mantenedor
8. Acontece nas Regionais
9. Mercado Nacional
10. Capacitação Profissional e Ensino de Engenharia
11. Estruturas em detalhes
12. Artigos de CAPA (tema central da edição)
13. Obras emblemáticas
14. Inspeção e manutenção
15. Normalização Técnica
16. Pesquisa & Desenvolvimento
17. Industrialização da construção

Declaração de ética e código de conduta

Editor e membros do CE e do CC devem conhecer e atender ao texto sobre ética “COPE do IBRACON Structures and Materials Journal”.

 

Alterações e Omissões

As condições e prescrições deste Regulamento entram em vigor a partir da data de aprovação deste Regulamento, anulando os cargos, nomeações e prazos existentes até então.
Os casos omissos serão tratados pelo Diretor Presidente do IBRACON, que também deve assumir interinamente o cargo de Presidente do CE ou do CC, em caso de vacância, até escolha dos novos Presidentes. No caso de controvérsias insolúveis, o assunto fica a cargo da Diretoria do IBRACON.
Este Regulamento entra em vigor assim que aprovado pela Diretoria e pelo Conselho Diretor do IBRACON, podendo ser alterado a partir de uma solicitação e proposta do Diretor de Publicações do IBRACON.