Revista Concreto & Construções - edição 80 - page 24

24 | CONCRETO & Construções
As anomalias mais frequentes
se encontram na montagem das
armaduras (por falha no atendimento
aos cobrimentos de Norma), na
dosagem adequada do concreto, nas
juntas de concretagem, na desforma
e na cura do concreto, nas juntas de
dilatação, e na transição do aterro
com a obra. Transições e interfaces
são pontos potenciais de problemas,
se não forem bem executadas.
Temos recomendado, com frequência
e com bons resultados, o uso do
concreto refrigerado como solução
para as trincas geradas pelo gradiente
térmico decorrente do calor de
hidratação e da temperatura ambiente.
Em termos de terapias, a injeção
de fissuras com produtos a base
de pastas de cimentos especiais,
de resinas acrílicas, de epóxi ou de
poliuretano tem sido um recurso
tradicional, assim como os inibidores
de corrosão e os grautes, nas
reconstituições de seções, nos casos
de armaduras corroídas.
IBRACON
– Q
ual
é
sua
avaliação
da
durabilidade
de obras
de
arte
no
país
?
E
ste
parâmetro
tem
sido
cada
vez
mais
levado
em
conta
nos
projetos
dessas obras
?
L
uciano
A
fonso
B
orges
– A durabilidade
das obras de arte está diretamente ligada
à qualidade do concreto. Quanto mais
denso e com menor porosidade, maior
sua resistência aos agentes agressivos
do meio ambiente. A tecnologia do
concreto está hoje muito avançada e se
utilizam concretos de alta qualidade.
Os cuidados que precisam ser tomados
estão nas fases executivas, que
compreendem a eventual adição de
água complementar, o lançamento,
a vibração e a cura do concreto.
Tomados os devidos cuidados nessas
fases e atendidos os cobrimentos de
Norma, não há razão para que não se
obtenham obras duráveis.
IBRACON
– C
omo
a
evolução
dos
concretos
poderá
,
na
sua
visão
,
melhorar o
desempenho
estrutural
e
a
durabilidade
das
pontes
e
viadutos
?
L
uciano
A
fonso
B
orges
– A evolução
do concreto vem ampliando seu
campo de aplicação continuamente.
Lembro-me de um caso antigo
de uma ponte de grande vão em
estrutura metálica, da década de
Ponte sobre o Rio Tocantins
TRANSIÇÕES E INTERFACES
SÃO PONTOS POTENCIAIS DE
PROBLEMAS, SE NÃO FOREM
BEM EXECUTADAS
CRÉDITO: EMSA - EMPRESA SUL AMERICANA DE MONTAGENS S/A
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