Revista Concreto & Construções - edição 80 - page 126

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considerações sobre carga móvel em
pontes rodoviárias foram elaboradas
de acordo com a norma ABNT NBR
7188:1984. Tais considerações são de-
finidas nos itens 4.1 e 4.2.
4.1 Classes
u
Classe 45: a base do sistema é um
veículo-tipo de 450 KN de peso total;
u
Classe 30: a base do sistema é um
veículo-tipo de 300 KN de peso total;
u
Classe 12: a base do sistema é um
veículo-tipo de 120 KN de peso total.
4.2 Trem-tipo
Os trens-tipo são compostos de um
veículo e de cargas uniformemente dis-
tribuídas de acordo com a Tabela 5 e
mostrado nas Figuras 4 e 5.
A área ocupada pelo veículo é re-
tangular, com 3,0 m de largura e 6,0 m
de comprimento. A Tabela 5 reúne as
características dos veículos-tipo repre-
sentados nas Figuras 4 e 5.
O veículo-tipo, sempre orientado na
direção do tráfego, deve ser colocado
na posição mais desfavorável para a
análise e o dimensionamento de cada
elemento, não se considerando a por-
ção do carregamento que provoque
redução das solicitações. A carga dis-
tribuída de intensidade
p
é aplicada em
toda pista de rolamento, nesta incluídas
as faixas de tráfego, os acostamentos e
os afastamentos. Deve ser descontada
apenas a área ocupada pelo veículo.
Os passeios, independentemente de
largura ou altura, são carregados com
a carga distribuída de intensidade
p’
,
não majorada de impacto.
Deve-se ressaltar que a carga
p’
do
trem-tipo da norma de 1984 não tem
o mesmo significado da carga
p’
do
trem-tipo da norma de 1960 (a que se
refere o item 2.2). Nesta versão da nor-
ma (1984), a carga
p’
é uma carga dis-
tribuída relativa à multidão sobre pas-
seios e não sobre a pista de rolamento.
4.3 Trem-tipo homogeneizado
No cálculo dos arcos ou vigas prin-
cipais, permite-se, ainda, homogeneizar
as cargas distribuídas e subtrair das car-
gas concentradas dos veículos as par-
celas correspondentes àquela homoge-
neização, desde que não haja redução
dos esforços solicitantes. Assim, o car-
regamento móvel sobre essas peças
u
Figura 2
Veículo-tipo para as classes 36 e 24 e classe 12 (ABNT NB6/1960)
a
Classes 36 e 24
b
Classe 12
u
Figura 3
Veículo e multidão em planta
(ABNT NB6/1960)
u
Figura 4
Veículo-tipo para as classes 45 e 30 e classe 12 (ABNT NBR 7188:1984)
a
Classes 45 e 30
b
Classe 12
1...,116,117,118,119,120,121,122,123,124,125 127,128,129,130,131,132,133,134,135,136,...164
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