Revista Concreto & Construções - edição 80 - page 124

124 | CONCRETO & Construções
acompanhar a passagem do cami-
nhão e/ou do compressor. A multidão
é constituída por carga uniformemente
distribuída cuja intensidade é dada em
kgf/m², em função do parâmetro g
o
(de-
finido nos itens 2.2.1 a 2.2.3).
Os valores de multidão devem ser
assim adotados, para o cálculo dos ar-
cos ou vigas principais:
u
Com menos de 25 m de vão
teórico = g
o
;
u
Com vão L, em metros, entre 25 e
125 m = g
o
– (L – 25);
u
Com mais de 125 m de vão
teórico = g
o
– 100 ;
u
Para o cálculo dos demais
elementos da construção = g
o.
A multidão distribui-se sobre os pas-
seios e sobre a parte do tabuleiro não
ocupada pelos veículos. Para esse fim,
a área ocupada por um veículo (com-
pressor ou caminhão) é suposta retan-
gular, com 2,5 m de largura e 6,0 m de
comprimento, com o centro sobre o eixo
longitudinal do veículo e a igual distância
dos eixos dianteiro e traseiro.
No cálculo dos arcos ou vigas prin-
cipais, com 30 m ou mais de vão, per-
mite-se ainda substituir as cargas con-
centradas dos veículos (compressor ou
caminhão) por carga uniformemente
distribuída, sobre área retangular com
2,5 m de largura e 6,0 m de compri-
mento, cuja resultante é igual à soma
das cargas concentradas.
2.2.1 T
rem
tipo
para
a
C
lasse
III
O trem-tipo para pontes da Classe
III é composto de multidão calculada
com g
o
= 400 kgf/m² (4,0 kN/m²), de um
compressor Tipo A (Tabela 1) e de tan-
tos caminhões Tipo A (Tabela 2) quan-
tas forem as faixas de tráfego, menos
uma, todos orientados na direção do
tráfego e colocados na posição mais
desfavorável para o cálculo de cada
elemento, apenas com a seguinte res-
trição: nunca se colocará mais de um
veículo sobre cada faixa de tráfego,
nem em posição que dê lugar a afasta-
mento de menos de 2,5 m entre eixos
longitudinais de dois veículos.
2.2.2 T
rem
tipo
para
a
C
lasse
II
O trem-tipo para pontes da Classe
II é o mesmo do item 2.2.1, devendo,
porém, verificar-se ainda a resistência
da estrutura para um compressor Tipo
B (Tabela 1), posto isolado sobre a pon-
te, na posição mais desfavorável para o
elemento estudado, mas sempre orien-
tado na direção do tráfego.
2.2.3 T
rem
tipo
para
a
C
lasse
I
O trem-tipo para pontes da Clas-
se I compõe-se de multidão com
g
= 450 kgf/m² (4,5 kN/m²), de um
compressor Tipo B (Tabela 1) e de tan-
tos caminhões tipo B (Tabela 2) quantas
forem as faixas de tráfego, menos uma,
e dispostos como no caso do item
2.2.1 A resistência da estrutura deve
ainda ser verificada para um compres-
sor Tipo C (Tabela 1), colocado como
no caso do item 2.2.2.
3. PERÍODO DE 1960 A 1984
(NB6/60)
No período de 1960 a 1984, as
considerações sobre carga móvel em
pontes rodoviárias foram realizadas de
acordo com a norma ABNT-NB6/60.
Tais considerações são definidas nos
itens 3.1 e 3.2.
u
Tabela 1 – Compressores, conforme NB6/1946
Compressores
Tipo A
Tipo B
Tipo C Unidades
Peso total
7
16
24
tf
Peso da roda dianteira
5
7
10
tf
Peso da roda traseira
1
4,5
7
tf
Largura da roda dianteira
1
1
1
m
Largura da roda traseira
10
40
50
cm
Distância entre os eixos diant. e traseiro
3
3
3
m
Distância entre os meios
da rodas traseiras
160
160
160
cm
u
Tabela 2 – Caminhões, conforme NB6/1943
Caminhões
Tipo A Tipo B Tipo C* Unidades
Peso total
6
9
12
tf
Peso de cada roda dianteira
750 1500 2000
kgf
Peso de cada roda traseira
2250 3000 4000
kgf
Largura de cada roda dianteira
8
12
12
cm
Largura de cada roda traseira
18
24
24
cm
Distância entre os eixos diant. e traseiro
3
3
3
m
Distância entre os meios da rodas diant. ou traseiras 160 160 160
cm
* Introduzido na revisão de 1950.
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