O artigo deve tratar dos temas especificados no Regulamento da Revista CONCRETO & Construções e sua abordagem deve-se enquadrar nos objetivos da linha editorial da Revista.

A linguagem deve ser clara, precisa e objetiva, buscando esclarecer conceitos, teorias, metodologias, procedimentos, equipamentos e práticas para um público heterogêneo, formado por estudantes de engenharia e arquitetura, passando por profissionais de diversos segmentos do setor construtivo, até especialistas, professores e pesquisadores.

A abordagem deve ser técnica, científica e informativa. Veda-se a divulgação comercial e mercadológica de produtos, processos, sistemas, procedimentos e serviços. Termos comerciais devem ser substituídos por seus termos técnicos correlatos.

Os artigos em português devem escritos de acordo com as regras vigentes do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa e formatados segundo as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Os artigos em língua estrangeira devem seguir as normas pertinentes.

O artigo deve obrigatoriamente conter:

  • TÍTULO: com, no máximo, 15 palavras;
  • CRÉDITO: com, no máximo, 6 autores, sendo que cada autor deve ser identificado por seu título abreviado (por exemplo: Eng.), nome completo, cargo atual e instituição (por exemplo: nome e sigla do departamento, escola e universidade);
  • RESUMO: com, no máximo, 150 palavras;
  • PALAVRAS-CHAVE: no máximo, 5;
  • INTRODUÇÃO: apresentação geral do tema, sua contextualização e do objetivo do artigo;
  • DESENVOLVIMENTO: exposição de metodologia, procedimentos, materiais e equipamentos, resultados e discussões, com exemplificações, aplicações e ilustrações por meio de fotos, figuras, esquemas, tabelas, gráficos etc.;
  • CONCLUSÃO: resumo do exposto e perspectivas sobre o assunto

O artigo científico, além das partes acima, deve obrigatoriamente conter:

  • REFERÊNCIAS: no máximo, 5, descritas segundo normas da ABNT ou congêneres no exterior.

Os artigos poderão conter uma seção final de AGRADECIMENTO.

Com exceção do TÍTULO, CRÉDITO, RESUMO E PALAVRAS-CHAVE, as demais partes devem ser numeradas em ordem crescente, sendo que, cada uma dessas seções numeradas poderá conter subseções, que também devem ser numeradas em ordem crescente dentro de cada seção.

FOTOS, FIGURAS, GRÁFICOS, TABELAS e demais recursos devem ser numerados crescentemente no artigo, segundo a ordem de seu aparecimento no texto, e devem ser obrigatoriamente citados no texto.

FOTOS, FIGURAS, GRÁFICOS, TABELAS e demais recursos devem ser descritos por uma pequena legenda explicativa e devem ter sua fonte citada. O uso desses elementos deve ser autorizado expressamente pelo proprietário dos direitos autorais.

As legendas internas de FOTOS, FIGURAS, GRÁFICOS, TABELAS e demais recursos devem estar no mesmo idioma do texto do artigo.

O artigo deve restringir-se a 20 mil caracteres (com espaços) e deve procurar balancear a quantidade de texto com a quantidade de imagens.

O artigo deve estar em formato Word, em uma única coluna, com fonte no tamanho 12, espaçamento entrelinhas simples e com recuo de parágrafos, ao ser submetido para avaliação.

As fotos, figuras, esquemas e demais recursos imagéticos, além de estar contidos no arquivo Word do artigo, devem ser enviados separadamente em formato JPEG com resolução mínima de 300 dpi (na largura de 20 cm). Tabelas, gráficos e equações devem ser enviados em formato editável no texto.