210
IBRACON Structures and Materials Journal • 2012 • vol. 5 • nº 2
Design model and recommendations of column-foundation connection through socket with rough interfaces
valor de 45º para
f
β
e
p
β
. Porém, observou-se que com esses
ângulos de inclinações, em alguns casos, os resultados teóricos
não representavam bem os resultados experimentais. Assim, foi
desenvolvida uma análise com variação dos ângulos médios de
inclinação das bielas nas paredes transversais frontal e posterior,
adicionando os resultados experimentais de Nunes [11]. Para o
ângulo
f
β
, comparou-se os valores de 45º e 60º, e para o ângulo
p
β
, os valores de 45º e 35º.
Foram analisados e comparados os resultados experimentais e
teóricos dos modelos IR-1 e IR-2 ensaiados por Canha [4], IR-3
por Jaguaribe Jr. [9] e IR-4 por Nunes [11]. Na Tabela 1, são apre-
sentados os resultados da força na armadura
hpt ,s
A
conforme
variação do ângulo
f
β
da parede transversal frontal.
Analisando os resultados, verifica-se que para todos os casos
quando considerado
o
f
60
=b
, as forças teóricas resultaram
mais próximas das forças experimentais. Por exemplo, para o mo-
delo IR-2 considerando flexo-tração e ângulo de 60º a diferença
entre a força teórica e experimental é de aproximadamente 132%,
contra aproximadamente 300% de diferença quando considera-
mos ângulo de inclinação das bielas de 45º.
Para o modelo IR-3, na situação de flexo-tração e ângulo
o
f
60
=b
, a força teórica interna ficou abaixo da força expe-
rimental. Porém, esse modelo ensaiado por Jaguaribe Jr. [9], pos-
sui comprimento de embutimento reduzido, e consequentemente
os resultados experimentais foram alterados devido esse fator.
Para o modelo IR-1, considerando tração e ângulo de 60º, o re-
CNR 10025:1998 [13]
668,9
668,9
Tabela 2 – Comparação entre o modelo proposto e os modelos de Melo [12]
e CNR 10025:1998 [13]
Modelo
físico
Modelo de projeto
R (kN)
s,hpte
R (kN)
s,tmhi
Teórico
Teórico
Experimental
Experimental
IR-1
Flexo-
tração
118,6
87,0
24,1
15,7
Tração
Proposto
b
f
= 60º
Proposto
b
f
= 60º
Proposto
b
f
= 60º
Proposto
b
f
= 60º
84,0
84,0
Melo [12]
542,7
542,7
CNR 10025:1998 [13]
686,9
686,9
IR-2
Flexo-
tração
119,4
51,4
24,3
9,9
Tração
84,5
84,5
Melo [12]
546,3
546,3
CNR 10025:1998 [13]
691,4
691,4
IR-3
Flexo-
tração
99,5
42,0
19,4
20,5
Tração
69,9
69,9
Melo [12]
558,1
558,1
CNR 10025:1998 [13]
717,0
717,0
IR-4
Flexo-
tração
120,2
54,9
14,5
4,2
Tração
79,3
79,3
Melo [12]
497,2
497,2