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IBRACON Structures and Materials Journal • 2012 • vol. 5 • nº 2
Evaluation of partial clinker replacement by sugar cane bagasse ash: CO
2
emission reductions
and potential for carbon credits
〖
BE
〗
BC,y
e
〖
PE
〗
BC,y
as emissões totais em t de CO
2
por tonelada
de cimento no
Baseline
e no
Project
, respectivamente;
〖
BC
〗
y
a
produção total de cimento para cada ano do projeto em kt; L
y
as
emissões fugitivas totais relativa ao transporte de aditivos, em kt
de CO
2
e o termo a
y
representa uma emissão extra decorrente da
diversificação do uso dos aditivos. Isto é, se a quantidade de aditi-
vos que são efetivamente excedentes após aplicação em seu uso
já existente não for suficiente para alimentar o projeto, devem-se
ponderar as reduções de emissões pelo fator a
y
dado pela divisão
entre a quantidade de aditivos não excedentes e a quantidade to-
tal de aditivos usados no projeto.
Para o caso do uso da CBCA não há nenhum uso corrente para
este aditivo, já que sua utilização como adubo objetiva mais a dis-
posição final do resíduo do que o aproveitamento das pobres pro-
priedades fertilizantes da cinza. Desta maneira, se a quantidade
de cinza gerada for capaz de suprir o projeto, o termo a
y
será nulo.
6. Cenários hipotéticos de
implementação de MDL
As possibilidades de aplicação da CBCA como aditivo na fabricação
de cimento são numerosas para boa parte do território nacional,
tendo em vista a grande quantidade de estados que abrigam conco-
mitantemente a produção de cana de açúcar e cimento. No entanto,
a distância de transporte da cinza das usinas para as fábricas é um
fator decisivo que pode inviabilizar algumas alternativas. Distâncias
demasiado longas diminuem a redução de emissões e, em alguns
casos, podem aumentar as emissões da produção do cimento de-
vido à queima de combustíveis fósseis dos veículos de transporte
que, no Brasil, são predominantemente rodoviários. Desta maneira,
a região sudeste, e especialmente o estado de São Paulo, que con-
centra em seu território mais de 60% da produção nacional de cana
[4] e 16% da produção nacional de cimento [3], apresentam maiores
possibilidades de redução de emissões.
Neste estudo foram analisados, para o ano base de 2005, dois
cenários hipotéticos de implementação de um projeto de MDL
em fábricas do estado de São Paulo com base na fabricação de
cimentos com fração de 15% de CBCA. Para os dois cenários
optou-se pelo emprego de uma cinza residual do bagaço de cana
de açúcar coletada diretamente de uma caldeira e que não sofreu
nenhum tratamento posterior, além da moagem. É evidente que
para uma aplicação industrial será necessário o estabelecimento
de um protocolo para obtenção das cinzas.
Objetivando simplificar a análise, a produção da cinza e de cimen-
to foi concentrada em municípios produtores totalizando 35 núcle-
os de produção de cinza [18] e 4 núcleos de fabricação de cimen-
Figura 3 – Municípios produtores de cana (em verde) e de cimento (em cinza) no estado de São Paulo
e representação do transporte de CBCA para situações hipotéticas de
implementação de MDL. Cenário 1: linha vermelha; cenário 2: linhas azuis