Brazilian design code ABNT NBR6118:2003 - Design of Concrete Structures - Procedures - [1] proposes the use of simplified models for the con-
            
            
              sideration of non-linear material behavior in the evaluation of horizontal displacements in buildings. These models penalize stiffness of columns
            
            
              and beams, representing the effects of concrete cracking and avoiding costly physical non-linear analyses. The objectives of the present paper
            
            
              are to investigate the accuracy and uncertainty of these simplified models, as well as to evaluate the reliabilities of structures designed following
            
            
              ABNT NBR6118:2003 [1] in the service limit state for horizontal displacements. Model error statistics are obtained from 42 representative plane
            
            
              frames. The reliabilities of three typical (4, 8 and 12 floor) buildings are evaluated, using the simplified models and a rigorous, physical and geo-
            
            
              metrical non-linear analysis. Results show that the 70/70 (column/beam stiffness reduction) model is more accurate and less conservative than the
            
            
              80/40 model. Results also show that ABNT NBR6118:2003 [1] design criteria for horizontal displacement limit states (masonry damage according
            
            
              to ACI 435.3R-68(1984) [10]) are conservative, and result in reliability indexes which are larger than those recommended in EUROCODE [2] for
            
            
              irreversible service limit states.
            
            
              
                
                  Keywords
                
              
            
            
              : reinforced concrete, physical nonlinearity, structural reliability, plane frame structures, service limit state.
            
            
              A norma ABNT NBR6118:2003 - Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento - [1] propõe o uso de modelos simplificados para a considera-
            
            
              ção da não-linearidade física na avaliação de deslocamentos em estruturas de concreto armado. Estes modelos penalizam a rigidez de pilares
            
            
              e vigas, representando efeitos de fissuração do concreto e dispensando a realização de análises não-lineares físicas de material. O presente
            
            
              trabalho tem por objetivos investigar a incerteza dos modelos simplificados propostos nesta norma, bem como determinar a confiabilidade de
            
            
              estruturas de edifícios projetadas segundo esta norma nos estados limites de serviço para deslocamentos horizontais. Estatísticas de erro de
            
            
              modelo são obtidas através da análise de 42 pórticos planos representativos. A confiabilidade de três edifícios típicos (de 4, 8 e 12 andares) é
            
            
              analisada, utilizando-se os modelos simplificados e a análise não-linear física dita rigorosa. Os resultados mostram que o modelo 70/70 (pe-
            
            
              nalização de rigidez pilar/viga) é menos conservador e mais preciso do que o modelo 80/40. Os resultados mostram ainda que os critérios de
            
            
              verificação da norma ABNT NBR6118:2003 [1] para estado limite de serviço de deslocamentos horizontais (tendo em vista fissuração da alvenaria
            
            
              pelas prescrições da ACI 435.3R-68(1984) [10]) são conservadores, e resultam em índices de confiabilidade superiores aqueles sugeridos no
            
            
              EUROCODE [2] para estados limites de serviço irreversíveis.
            
            
              
                
                  Palavras-chave:
                
              
            
            
              concreto armado, não-linearidade física, confiabilidade estrutural, pórtico plano, estado limite de serviço.
            
            
              
                Reliability of buildings in service limit state
              
            
            
              
                for maximum horizontal displacements
              
            
            
              
                
                  Confiabilidade de edifícios no estado limite de serviço
                
              
            
            
              
                
                  para deslocamentos horizontais máximos
                
              
            
            
              
                A. G. B.  CORELHANO
              
            
            
              
                a
              
            
            
              anggio@sc.usp.br
            
            
              
                M. R. S. CORRÊA
              
            
            
              
                b
              
            
            
              mcorrea@sc.usp.br
            
            
              
                A. T. BECK
              
            
            
              
                c
              
            
            
              atbeck@sc.usp.br
            
            
              
                a
              
            
            
              
                 Doutorando em Engenharia de Estruturas, Departamento de Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade
              
            
            
              
                 de São Paulo, anggio@sc.usp.br,  Avenida Trabalhador Sãocarlense, 400, CEP 13.566.590, São Carlos, SP, Brasil
              
            
            
              
                b
              
            
            
              
                 Professor Associado, Departamento de Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo,
              
            
            
              
                 mcorrea@sc.usp.br,  Avenida Trabalhador Sãocarlense, 400, CEP 13.566.590, São Carlos, SP, Brasil.
              
            
            
              
                c
              
            
            
              
                 Professor Doutor, Departamento de Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo,
              
            
            
              
                 atbeck@sc.usp.br,  Avenida Trabalhador Sãocarlense, 400, CEP 13.566.590, São Carlos, SP, Brasil.
              
            
            
              
                Received: 22 Sep 2011 • Accepted: 10 Dec 2011 • Available Online: 01 Feb 2012
              
            
            
              
                Abstract
              
            
            
              
                Resumo
              
            
            
              Volume 5, Number 1 (February, 2012) p. 84-103 • ISSN 1983-4195
            
            
              © 2012 IBRACON