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IBRACON Structures and Materials Journal • 2012 • vol. 5 • nº 1
Reliability of buildings in service limit state for maximum horizontal displacements
onde:
'
c
f
: tensão de compressão máxima do concreto;
0
ε
: deformação específica no concreto correspondente à máxima
tensão;
c
ε
: deformação específica no concreto;
σ
: tensão no concreto correspondente à deformação.
O ramo BC da curva corresponde a uma reta cuja inclinação é
definida determinando-se a deformação quando a tensão de com-
pressão no concreto reduz-se a 50% da tensão de pico, e o trecho
CD admite que o concreto mantém uma tensão de 20% da tensão
de pico indefinidamente.
Para o concreto tracionado é adotado o modelo proposto por FI-
GUEIRAS [8], e para o aço é adotado um modelo elasto-plástico
com encruamento positivo. Na Figura 2 são mostrados os dia-
gramas tensão x deformação destes modelos de concreto, bem
Para o concreto comprimido é adotado o modelo constitutivo pro-
posto por KENT & PARK[7], conforme Figura 2. O trecho AB deste
modelo constitutivo é dado por:
(5)
2
0
0
2 '
c
c
c
f
e e
s
e
e
é
ù
æ ö
ê
ú
=
- ç ÷
ê
ú
è ø
ë
û
(6)
f
c
'
= f
ck
+ 3.5MPa
Figura 2 – Curvas tensão x deformação para concreto comprimido (à esquerda),
concreto tracionado (centro) e aço (à direita)
Figura 3 – Elevações e formas dos pórticos com 4 pavimentos (à esquerda),
8 pavimentos (centro), e 12 pavimentos (à direita), medidas em cm