59 Congresso Brasileiro do Concreto - Ibracon

59° CONGRESSO BRASILEIRO DO CONCRETO

Bento Gonçalves de 31 de outubro a 3 de novembro 2017
howwecan1
howwecan2
howwecan3

PROGRAMAÇÃO

 




PROGRAMAÇÃO GERAL DO EVENTO
Confira aqui

 

Conferências Plenárias:

Estado da Arte dos Pavimentos de Concreto em IberoAmérica
Diego Jaramillo (ASOCRETO/ FIHP)
Saiba mais

 

Applications of FRC on the design of slabs
Marco di Prisco (Politecnico di Milano, Itália)

 

Shrinkage tests, analysis and design and its correlation with creep
Barzin Mobasher (Arizona State University, EUA)

 

Guia para Apresentações Orais 

Este guia apresenta resumidamente algumas informações  para orientar os autores apresentadores de artigos técnicos nas sessões orais do congresso, visando principalmente uniformizar as apresentações e garantir que todos cumpram os prazos estabelecidos pela organização. Esperamos que este pequeno guia possa ser útil a todos os participantes e contribua para o sucesso do evento.    

1.        Tempo de apresentação    

Solicitamos que confirmem com bastante antecedência a sessão de apresentação no Programa do Congresso. As apresentações de cada sessão serão cronometradas.  O tempo alocado para cada apresentação será o seguinte:   

. Apresentação oral dos trabalhos técnicos: 12 min.   
. Para garantir o bom andamento do Congresso, bem como permitir que os outros colegas façam adequadamente suas apresentações, é essencial que os oradores obedeçam fielmente aos seus tempos de apresentação e os horários pré-estabelecidos.   

2. Equipamento Visual 

. Todas as salas serão equipadas com computador, datashow  e apontador laser. 
. As apresentações devem ser preferencialmente preparadas em Microsoft PowerPoint. Isto é, em arquivos do tipo .ppt. 
. A apresentação deverá ser feita no computador disponibilizado na própria sala. Os arquivos deverão ser entregues em Pen Drive na Sala da Mídia Desk na sessão anterior a de sua apresentação. Em situações especiais o apresentador poderá usar o seu próprio Notebook . 

3.    Outras Observações   

. Solicitamos que os apresentadores e palestrantes estejam presentes na sessão de apresentação com antecedência de  pelo menos 15 min.
. Anuncie ao presidente de sua sessão sua participação e jamais deixe para entregar a sua  apresentação durante a sessão. Os arquivos das apresentações devem ser entregues com antecedência Na Sala do mídia desk. 
. Para uma correta apresentação visual use letras em tamanhos apropriadas (por exemplo, 28 pontos nos títulos dos slides e 20 ou 18 pontos nos textos);   Evite apresentar textos e pesquisas demasiadas longas ou excessivamente detalhadas.  
. Não se resuma a ler os textos escritos nos slides em sua apresentação por Microsoft PowerPoint. 
. É importante dar inicialmente uma ideia geral de seu trabalho e de sua apresentação.  
. Permita um tempo suficiente para leitura e visualização do conteúdo dos slides ou páginas de sua apresentação. 
. Explique cada figura e permita a plateia  um tempo suficiente para seu perfeito entendimento antes de ir para outros tópicos.
. Mantenha um controle de seu tempo de apresentação.  
. Respeitem as instruções do presidente da sessão durante a apresentação, particularmente quanto ao tempo de apresentação.

FAÇA DOWNLOAD DO TEMPLATE EM P.POINT PARA AS APRESENTAÇÕES EM FORMATO ORAL 

Guia para Apresentações em Pôsteres 

Os pôsteres deverão ter dimensões mínimas de um padrão A2 e máxima de 0,90 x 1,00m cada um (o espaço disponibilizado é de no máximo 02 pôsteres), que deverão apresentar no verso ou fita dupla face ou barbante, não podendo ser exposto de outra forma, pois não serão apresentados.
O Pôster deverá ser obrigatoriamente apresentado por um dos autores, que deverá ficar ao lado do mesmo durante o tempo destinado à sua exposição.
Pôsteres enviados para o evento sem a presença dos autores não serão expostos.
Abaixo seguem instruções e sugestões aos autores para melhor ilustrar a sua apresentação na sessão  “pôster”.

1)    COMO EXPOR OS POSTERES:
O espaço para dispor os pôsteres é de duas vezes um metro por um metro. A arrumação será em forma de “Y” e cada “Y” terá três expositores.

2)    MONTAGEM DOS POSTERES:
Visando contribuir para que a apresentação do seu trabalho seja bastante ilustrativa estamos sugerindo as seguintes diretrizes:
Os pôsteres devem ser preparados de modo a serem facilmente entendidos;
O conteúdo de cada pôster deverá ser dividido em seções, incluindo: resumo, introdução, objetivo, resultados e conclusões;
Devem conter o essencial do artigo;
Cada figura, tabela, etc, deve ter um pequeno título;
As dimensões dos pôsteres a serem apresentados será de no mínimo o padrão A2 e no máximo de 0,97 x1,00 m, sendo que será possível a colocação de até 02 (dois) pôsteres para o mesmo artigo publicado nos Anais.;
As dimensões das letras e figuras devem ser de tamanho tal que permitam a leitura de uma distância mínima de 1,50 m;
Recomenda-se o uso de cores, símbolos e esquemas, sempre que possível, para facilitar a compreensão;
Não tente preencher o painel com muitas informações, pois isto prejudicará o entendimento do seu conteúdo;
Sugere-se o uso de letras com 56 pontos de altura para o título do trabalho e 48 pontos para os nomes, e 30 pontos o texto.
Os mesmos cuidados que, normalmente, são necessários para apresentações orais com uso de Power point são requeridos para preparação das figuras da sessão pôster: simplificar ao máximo, evitar colocar muitas informações numa mesma figura, buscar colocar letras com dimensões tais que possam ser vistas à distância, usar contrastes de cores, etc;
Uma sugestão útil é a de se colocar, num pôster, frases curtas precedidas por símbolos ( traços, bolinhas, etc).