Revista Concreto & Construções - edição 78 - page 79

CONCRETO & Construções | 79
8th International Conference on
Bridge Maintenance, Safety and Management
(IABMAS2016)
June 26-30, 2016 | Foz do Iguaçu | Paraná | Brazil
Advanced Materials
u
Aging of Bridges
u
Assessment and Evaluation
u
Bridge Codes
u
Bridge Diagnostics
u
Bridge Management
Systems
u
Damage Identification
u
New Design Methods
u
Deterioration Modeling
u
Earthquake and Accidental
Loadings
u
Fatigue
u
Foundation Engineering
Systems
u
Field Testing
u
Health Monitoring
u
Load Models
u
Life-Cycle Assessment
u
Maintenance Strategies
u
Non-destructive Testing
u
Prediction of Future Traffic
Demands
u
Repair and Replacement
u
Residual Service Life
u
Safety and Serviceability
u
Service Life Prediction
u
Sustainable Bridges
T O P I
C S
Authors are kindly invited to submit 300 word abstracts before May 15th, 2015, through the online
submission system which will soon be available at the Conference website (
).
I N F O R M A T I O N
SECRETARIAT
Ms. Tatiana Razuk
w w w . i a b m a s 2 0 1 6 . o r g
aumentar a produtividade através dos re-
cursos da tecnologia. Isto não seria pos-
sível sem um ambiente favorável, gerado
a partir do programa de certificação, de-
nominado Selo de Excelência Abcic. Tra-
ta-se de um programa evolutivo, implan-
tado em 2003, que engloba requisitos de
qualidade, segurança e meio ambiente,
auditado nas plantas e obras, pelo IFBQ
(Instituto Falcão Bauer da Qualidade)
, indutor de boas práticas e importante
ferramenta de gestão para as empresas,
que, com base em dados gerados a partir
de rigoroso controle de materiais e pro-
cessos, passam a ter informações con-
sistentes para a tomada e decisão. P r
outro lado, sem um controle tecnológico
confiável não seria possível, por exemplo,
avaliar com eficácia os benefícios do uso
do concreto autoadensável, cuja aplica-
ção supera a ordem de 50% das empre-
sas, conforme indica a pesquisa.
Por outro lado, o aumento do uso do
concreto protendido confirma-se também
pelo ranking dos segmentos consumi-
dores das estruturas pré-fabricadas de
concreto, destacando-se o fato de que
as obras de infraestrutura e especiais
ultrapassaram, em 2013, a aplicação,
que também é bastante expressiva, das
soluções em estrutura pré-fabricada em
obras de centros de distribuição e logísti-
ca, conforme indica a Tabela 1.
Apesar do momento desafiador, o se-
tor espera manter os atuais níveis de pro-
dução e continuará investindo em 2015,
u a vez que 31,1% das empr sas assi-
nalaram aumento de seus investimentos,
enquanto 15,6% indicaram diminuir. O
saldo (15,5%) é maior do que assinala-
do para 2014. No entanto, ficou abaixo
da média da indústria de transformação
(23%), superior a indústria de materiais
(5%) e ao da construção (13%).
A pré-fabricação em concreto conti-
nuará a dar respostas rápidas às neces-
sidades do país, quer seja nos eventos
esportivos, mobilidade urbana, infraes-
trutura viária , quer seja nos segmentos
já consolidados .Foi protagonista dos es-
tádios que sediaram a COPA em 2014,
vem sendo das Olímpiadas. Presente nos
aeroportos Guarulhos, Viracopos, Brasília
e Curitiba. Nos BRTs de Belo Horizonte e
programas habitacionais.
Um setor com mais de 50 anos no
país, que venceu grandes desafios, cres-
ceu sem que h uvesse n nhum incentivo
à i
inda
luta por questões como a isonomia tri-
butária, mas que encontrou na normaliza-
ção e certificação a base de seu desen-
volvimento sustentável.
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