Pós-doutor pela Universidade McGill (Montreal, Canadá), é especialista em tecnologia e durabilidade do concreto, especialmente em tópicos relacionados ao diagnóstico e prognóstico de estruturas de concreto afetadas por mecanismos expansivos, além do desenvolvimento e uso de materiais ecoeficientes para fins estruturais. Co-autor de mais de 70 publicações científicas relacionadas a estes temas, desenvolveu técnicas inovadoras de dosagem para aumentar o desempenho de materiais ecoeficientes no estado fresco e endurecido, assim como protocolos de ensaio microscópicos e mecânicos, modelos descritivos, analíticos e numéricos para avaliar a expansão e deterioração causada por mecanismos expansivos em concreto. Participante ativo de vários comitês nacionais e internacionais relacionados à tecnologia e durabilidade do concreto e revisor de vários periódicos internacionais de alto impacto. Em 2019, recebeu o prestigioso prêmio NFRF Exploration, para desenvolver pesquisas de alto risco/ alto impacto, utilizando inteligência artificial no diagnóstico de estruturas de concreto afetadas por mecanismos expansivos.
Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1972), obteve mestrado (1978) e doutorado (1981) em Engenharia Civil pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Atualmente é Professor Doutor no Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, e Gerente de Engenharia Civil da Themag Engenharia, São Paulo. Foi Presidente da ITA - International Tunnelling and Underground Space Association de 2016 a 2019. Foi Vice-Presidente da ISRM – International Society for Rock Mechanics, Presidente da Associação Brasileira de Geologia de Engenharia, e do Comitê Brasileiro de Túneis da ABMS. Recebeu os prêmios Manuel Rocha (2012) e Terzaghi (2020) da ABMS. Foi Editor Associado do periódico Tunnelling and Underground Space Technology (2010-2015) e membro das juntas editoriais de vários outros periódicos. Foi professor convidado, entre outros, dos programas de pós-graduação em Obras Subterrâneas do IHE Delft – International Institute for Infrastructural, Hydraulic and Environmental Engineering (Holanda), e da École Polytechnique Fédérale de Lausanne (Suíça). Tem experiência de pesquisas nas áreas de estruturas de suporte de túneis, modelagem numérica, fraturamento de rochas e emissão acústica. Tem trabalhado nos projetos de várias usinas hidrelétricas, linhas de metrô e outras obras de infraestrutura. Tem atuado como consultor de vários projetos, destacando-se atualmente o Projeto Cigéo de estocagem subterrânea de rejeito nucleares, da Andra – Agência Francesa para a Gestão de Rejeitos Radioativos.
Engenheiro profissional certificado e membro da Engineers Australia (FIAust), com mais de 19 anos de experiência em engenharia geotécnica e civil e competência técnica altamente reconhecida. Pesquisador adjunto da Universidade de Wollongong, professor da Universidade de Sydney e revisor de revistas internacionais, como o Canadian Geotechnical Journal, Computers and Geotechnics, International Journal of Rock Mechanics and Mining Science, Rock Mechanics and Rock Engineering e Proceedings of the Institution of Civil Engineers (UK)-Civil Engineering. Fornece conhecimentos técnicos e consultoria em questões de geomecânica do espaço subterrâneo, comportamento do solo, mecânica das rochas e modelagem numérica.
David tem sido homenageado com alguns prêmios técnicos, como o Australian Geomechanics Award de 2016, em 2012 recebeu o distinto Coffey Medal Award por Excelência Técnica em Consultoria, um prêmio global da Coffey. Em 2009, ele também recebeu o Prêmio David Sugden da Australasian Tunneling Society para jovens engenheiros de projetos de túneis. Esteve envolvido em uma ampla gama de projetos, variando de projetos complexos a céu aberto e minas subterrâneas profundas e altamente carregadas a grandes projetos civis de infraestrutura em cidades densamente povoadas (túneis, rodovias, obras de arte, etc.). Um privilégio o Brasil receber este Profissional tão competente e reconhecido mundialmente.